Cuidados e manutenção do camaleão – Parte I

Porque ter um camaleão?

Um camaleão é um dos répteis mais estranhos, mas ao mesmo tempo chamativos para ter em um terrário em cativeiro. Não só surpreendem pela sua morfologia tão especial e curiosa, mas também pois são animais tranquilos e pacíficos, nada agressivos. Podem ser mantidos em terrários de tamanho moderado que ficará muito decorativo em casa já que podemos decorar com muitas plantas naturais ou artificiais.

É complicado cuidar de um camaleão?

O camaleão não são répteis extremadamente fáceis de cuidar como podem ser as serpentes, por exemplo. Contudo, se mantemos as condições adequadas, podemos manter de forma exitosa, sem muito esforço, algumas espécies mais fáceis.

Qual é a espécie mais recomendada para começar?

A espécie mais comumente encontrada à venda em lojas de animais é o Camaleão Velado ou do Iémen (Chamaeleo caliptratus) Este é, disparado, o camaleão mais fácil de manter em cativeiro, junto com o Camaleão-pantera (Furcifer Pardalis).

Qual terrário precisa o meu camaleão? Qual é o tamanho ideal do terrário?

Há dois tipoS principais de terrários no mercado e nas lojas especializadas:

Terrário de vidro Ainda que não seja o tipo de terrário mais adequado para criar um camaleão pode servir para manter o Camaleão Velado.  Exoterra tem disponível muitos tamanhos.

Terrário de rede metálica É o tipo de terrário mais adequado para manter o camaleão graças à ventilação que proporciona a rede metálica como o Terrário de malha metálica Reptibreeze de Zoomed

O tamanho ideal para um camaleão depende da espécie, mas no geral o terrário deve ser mais alto que largo, pois os camaleões são animais arborícolas e passarão a maior parte do dia subidos nas ramas, plantas, lianas e decoração. Para um único exemplar as medidas mínimas recomendadas são de 40 a 45 cm de base por 60 a 75 cm de altura. Quando maior for o terrário, melhor, nunca sobra espaço.

Que tipo de iluminação precisa um camaleão?

Uma iluminação correta é chave para que o camaleão cresça saudável no terrário. Os principais problemas e doenças associadas à morte dos camaleões em cativeiro são devido a uma incorreta iluminação.

A maioria dos camaleões são animais tropicais e precisam de uma iluminação com 5%UVB (luz ultravioleta B) como a que dá a lâmpada Fluorescente compacta UVB/UVA de Zoomed 5.0 ou o Exo Terra Reptil UVB100 lâmpada compacta tropical.

O camaleão desértico, como o Camaleão do Iémen precisa ante 10% de UVBe por tanto precisará um Exo Terra Reptil UVB150 lâmpada compacta desértica.

A radiação UVA e UVB permitirá a assimilação do cálcio, essencial para a correta ossificação e a saúde do camaleão.

No próximo artigo falaremos da temperatura, substrato, alimentação e outros conselhos que serão úteis para os melhores cuidados do teu camaleão.


« Anterior

O ouriço como animal de estimação para crianças

Como saber se o meu gato está doente?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.