O ouriço como animal de estimação para crianças

O ouriço como animal de estimação para crianças. Estes pequenos podem ser realmente adoráveis e são um animal de estimação perfeito por causa do seu fácil cuidado e manutenção em comparação com outros que requerem muita mais atenção, como é o caso dos cães e dos gatos. 

O ouriço como animal de estimação para crianças

Ainda que devemos ter em conta as peculiaridades, como é o caso dos espinhos que rodeiam o seu corpo, com uma série de pautas e medidas a ter em conta no seu tratamento e cuidado, pode ser o companheiro perfeito.

Características dos ouriços

Os ouriços são animais bastante solitários, já que normalmente juntam-se com outros da mesma espécie durante a época de cio; Além do mais, preferem a noite ao dia e por tanto, passam a maioria do dia a dormir.

Por tanto uma das primeiras coisas a ter em conta na hora de adquirir um ouriço é a recomendação de que não esteja acompanhado por outro da sua espécie. Melhor mantê-los em solitário.

Têm uma esperança de vida de aproximadamente 4 a 6 anos dependendo de indivíduo e pesam por volta de 400 – 600 gramas

Cuidados necessários

Assim como acontece com outros animais de estimação, uma boa alimentação é a base de que devemos partir para que o nosso pequeno amigo tenha uma vida saudável e feliz.

Têm uma dieta muito variada, mas é importante que seja baixa em gorduras, já que têm tendência a engordar com facilidade, Poderás encontrar uma grande variedade de ofertas para que o teu pequeno desfrute de um menu adequado para ele.


Sabias que os ouriços também podem comer ração para gatos?

O ideal é ração para gatinhos já que tem um tamanho mais reduzido e mais fácil de ingerir para eles.


Se queres oferecer algum prémio ou recompensa ao teu ouriço, as frutas podem ser uma boa opção. Eliminando os cítricos que podem causar-lhes problemas estomacais, podes dar qualquer outro tipo de fruta: Banana, maça, melancia…

Também podes dar insetos como grilos ou gusanos desidratados para aumentar a proteína da sua dieta.

Nunca devemos esquecer de deixar à sua disposição água limpa e fresca para que possa beber quando seja necessário.

Outro aspeto que devemos cuidar é o seu alojamento. Têm preferência por espaços lisos; materiais como plástico duro ou o vidro são perfeitos para eles. Terrários o tartarugueiras podem ser uma boa opção já que contam com buracos para a ventilação e têm acessos pela parte superior. Também se pode optar por uma gaiola com grades, são fáceis de limpar e existe uma grande variedade de modelos para escolher.


Os ouriços adoram esconder-se para dormir em algum canto apartado e escuro, por esse motivo é muito importante colocar uma toca onde possam se refugiar.

Devemos ensinar aos nossos filhos o respeito e o cuidado pelos animais, assim como fazê-los participes do seu cuidado. Com uma série de pautas e medidas para aprender a manipular estes pequenos amigos, poderão conviver perfeitamente com o resto da família. 

« Anterior

Treinamento com clicker – Parte I

Cuidados e manutenção do camaleão – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.