O que fazer se o meu gato se perder? – Parte I

,

Alguns gatos estão acostumados a entrar e sair de casa e vivem em um estado de semiliberdade, se têm disponível um jardim ou uma área verde, mas outros estão unicamente acostumados com a vida de interior.

Esta possibilidade depende de nós e da área onde moramos, pois não é igual uma casa rural que uma construção próxima a uma estrada com muito trânsito.

Quando o meu gato sai a explorar

Para os gatos acostumados a sair uma boa forma de protegê-los é limitar a área de passeio protegendo adequadamente a área do jardim. Além do mais, podes instalar uma prática porta para gatos e assim oferecer ao teu animal de estimação a comodidade de poder entrar e sair de casa quando desejar.

Atualmente, há muitos proprietários que decidem levar de passeio o seu gato. Ainda que não seja uma conduta natural no felino, se decidimos experimentar, é melhor fazê-lo com segurança, utiliza peitorais específicos para gatos, pois anatomicamente diferem bastante dos cães e, devido à falsa clavícula que possuem, podem fugir com facilidade dos peitorais caninos.

Dentro de casa

Para os animais de interior, uma boa forma de evitar que fujam é instalar fechos adequados, como malhas nas janelas ou varandas. Contudo, um descuido da nossa parte, um susto ou qualquer outra ação que resultar ameaçadora para o gato, pode provocar que fuja e acabe por se perder. Os animais assustadiços são os mais propensos a fugir, mas qualquer animal, por mais que seja tranquilo, pode assustar-se em um determinado momento e fugir.  O risco de ser atropelado, neste momento é o mais perigoso, já que na sua fuga pode atravessar ruas ou sair entre os carros sem que os motoristas tenham tempo de reagir. Por sorte muitos salvam-se deste destino, mas acabam perdidos longe das suas casas.

Por isso é tão importante que os nossos animais estejam identificados. O nosso gato pode percorrer muitos quilômetros em poucos dias, e aparecer uma semana depois em outra vila, cidade ou distrito. Uma vez longe do seu bairro ninguém poderá reconhecê-lo e a sua recuperação dependerá unicamente do seu chip. As coleiras ou placas são úteis, mas deve-se ter em conta que podem perdê-la, por tanto o chip, além de ser OBRIGATÓRIO, é indispensável.

Placa identificativa para gatos Comprar!

E vocês, que medidas tomam para proteger aos vossos gatinhos? 

« Anterior

O que fazer quando um animal de aquário de água salgada fica doente?

O que fazer se o meu gato se perder? – Parte II

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.