O que fazer se o meu gato se perder? – Parte I

,

Alguns gatos estão acostumados a entrar e sair de casa e vivem em um estado de semiliberdade, se têm disponível um jardim ou uma área verde, mas outros estão unicamente acostumados com a vida de interior.

Esta possibilidade depende de nós e da área onde moramos, pois não é igual uma casa rural que uma construção próxima a uma estrada com muito trânsito.

Quando o meu gato sai a explorar

Para os gatos acostumados a sair uma boa forma de protegê-los é limitar a área de passeio protegendo adequadamente a área do jardim. Além do mais, podes instalar uma prática porta para gatos e assim oferecer ao teu animal de estimação a comodidade de poder entrar e sair de casa quando desejar.

Atualmente, há muitos proprietários que decidem levar de passeio o seu gato. Ainda que não seja uma conduta natural no felino, se decidimos experimentar, é melhor fazê-lo com segurança, utiliza peitorais específicos para gatos, pois anatomicamente diferem bastante dos cães e, devido à falsa clavícula que possuem, podem fugir com facilidade dos peitorais caninos.

Puerta para gatos con microchip PetSafe

Porta para gatos com microchip PetSafe

COMPRAR!

Cama transportin de mimbre con puerta

Cama Cama caixa de transporte de vime com porta

COMPRAR!

Protector para puerta del coche

Protetor para porta do carro

COMPRAR!

Puerta Swing 5 Túnel

Porta Swing 5 Túnel

COMPRAR!

Dentro de casa

Para os animais de interior, uma boa forma de evitar que fujam é instalar fechos adequados, como malhas nas janelas ou varandas. Contudo, um descuido da nossa parte, um susto ou qualquer outra ação que resultar ameaçadora para o gato, pode provocar que fuja e acabe por se perder. Os animais assustadiços são os mais propensos a fugir, mas qualquer animal, por mais que seja tranquilo, pode assustar-se em um determinado momento e fugir.  O risco de ser atropelado, neste momento é o mais perigoso, já que na sua fuga pode atravessar ruas ou sair entre os carros sem que os motoristas tenham tempo de reagir. Por sorte muitos salvam-se deste destino, mas acabam perdidos longe das suas casas.

Por isso é tão importante que os nossos animais estejam identificados. O nosso gato pode percorrer muitos quilômetros em poucos dias, e aparecer uma semana depois em outra vila, cidade ou distrito. Uma vez longe do seu bairro ninguém poderá reconhecê-lo e a sua recuperação dependerá unicamente do seu chip. As coleiras ou placas são úteis, mas deve-se ter em conta que podem perdê-la, por tanto o chip, além de ser OBRIGATÓRIO, é indispensável.

Placa identificativa para gatos Comprar!

E vocês, que medidas tomam para proteger aos vossos gatinhos? 

« Anterior

O que fazer quando um animal de aquário de água salgada fica doente?

O que fazer se o meu gato se perder? – Parte II

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.