Como ensinar um gato a usar a sanita

,

Já é possível, o teu animal de estimação será como mais um dos integrantes da família na hora de ir à casa de banho! Com paciência e tempo poderás ensinar ao teu gato como usar a sanita.  Desta forma terás grandes benefícios como evitar o mau cheiro característico das caixas de areias, não terás que limpar nenhuma bandeja sanitária e pouparás dinheiro em areia para gatos. Uma opção muito útil é comprar uma bandeja de treinamento para os gatos irem à casa de banho. Existem diferentes modelos e demostram como ensinar um gato a usar a sanita, respeitando o ritmo de cada animal de estimação.

Os gatos são animais muito limpos e quando depositam as suas fezes as enterram na areia para que não cheirem e assim evitar que possíveis predadores saibam que eles estão ai. Quando o fazem na sanita, a urina camufla-se com a água e, ao puxar o autoclismo, o cheiro desaparece, pelo qual já não sentirá a necessidade de enterrar.  

O treinamento dura várias semanas, já que devem ser seguidos uma série de passos para que se acostumem ao novo local onde fazem as suas necessidades.  De forma gradual o teu gato poderá ir à casa de banho e tu ficarás despreocupado do mau cheiro e de ver a areia espalhada pela casa.  

Conselhos para ensinar um gato a usar a sanita

Segue estes práticos conselhos e descobre como ensinar os gatos a usarem a sanita. Recomendamos que tenhas paciência e que dediques o tempo necessário ao teu animal de estimação, já que cada gato é diferente e o êxito dependerá da educação que lhe dês e da rotina que realizes.   

  • Coloca a caixa de areia na casa de banho. Este é o primeiro passo, tenta que o teu animal de estimação se acostume a ir a este local para fazer as suas necessidades.  Ânimo, não leva muito tempo de adaptação e é simples!
  • Coloca a sua bandeja a uma altura maior do chão. Utiliza livros, uma mesinha, uma caixa robusta ou qualquer superfície estável que eleve a caixa de areia para que se acostume a dar um pulo e subir nela para fazer as suas necessidades.
  • Aproxima a caixa de areia à sanita. Aos poucos deves aproximar da sanita para que o teu gato ganhe confiança na sua nova casa de banho, até colocar a bandeja sanitária encima da sanita.
  • Reduz a quantidade de areia. Faz de forma gradual para que o teu animal de estimação se desacostume a utilizar areia.  Os últimos dias deves colocar apenas uns centímetros de areia na sua bandeja.
  • Substitui a caixa de areia por uma bacia de plástico. Coloca um cartão encima da sanita (certifica que a tampa não se fechará em momento algum) e coloca por cima a bacia. O teu gato começará a fazer as suas necessidades ali.  
  • Retira a bacia. Já está quase na hora, está praticamente conseguido! Após alguns dias a fazer xixi na bacia, retira-a e faz um buraco no cartão, colocando-o por cima da sanita e com um pouco de areia por cima para que o teu gato continue subindo com confiança e conforto. Com o passar dos dias, vai aumentando o tamanho do buraco e retirando areia do cartão.
  • Reforça a atitude positiva do teu gato. Conseguiste! Já sobe diretamente na sanita, sem bacia nem cartão, e faz ai todas as suas necessidades.   Para recompensar ao teu animal de estimação, dá-lhe prémios cada vez que faça xixi na sanita e, puxa o autoclismo.

Todo este processo de treinamento e aprendizagem durará aproximadamente três semanas, dependendo da atitude do teu gato e da tu constância no adestramento.  

Kit de adestramento para ensinar ao teu gato usar a sanita

Existem várias marcas que fabricam kits de adestramento para ensinar o gato usar a sanita. Estão pensados por expertos no comportamento felino e oferecem os passos a seguir para que cada gato se acostume no seu ritmo e de maneira confortável. Em Tiendanimal encontrarás este invento que já revolucionou muitos lares.  Diz adeus às trocas de areia e dá-lhe as boas vindas à solução mais higiênica para o teu gato.  


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Comparação entre pipeta, coleira antiparasitária e sprays

O meu cão não come, quais são os motivos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.