O meu gato urina fora da caixa de areia

,

Se o teu gato urina fora da caixa de areia, isso pode ser devido a diferentes motivos: por causa de uma situação de stress, por algum problema de saúde ou porque ele está a marcar o território. No primeiro caso, deverás buscar soluções para evitar essa ansiedade e levá-lo ao veterinário para que determine em que estado ele se encontra e qual é a solução. O mesmo ocorre no segundo caso, se o teu gato está doente, a primeira coisa que deves fazer é recorrer ao consultório veterinário para descobrir o que ele tem e dar-lhe o tratamento necessário.

Os gatos são animais territoriais e a sua urina libera sinais olfativos para outros de sua espécie deixando claro de quem é esse território. De modo que, se o teu gato urina fora da caixa de areia, pode ser porque está a sentir a presença de outros gatos (ainda que estejam fora de casa) e queira marcar o seu território e sentir-se seguro. Se houver uma mudança em casa que possa causar ansiedade, como a chegada de um bebé, a visita de estranhos, reformas no lar, mudança… É possível que isso cause essa mudança de comportamento e o gato urine em diferentes móveis, no sofá, no tapete, no edredom, ou na casa de banho, os lugares mais habituais.

Também é comum que os gatos machos sem castrar urinem pela casa. Neste caso, quando o gato urina fora da caixa de areia é porque pode estar a chamar a atenção das fêmeas. Para evitar essa marcação de território, a solução é realizar a esterilização. Consulta o teu veterinário e segue a suas recomendações.

 

Se o teu gato urina fora da sua caixa de areia pode ser também porque ela esteja muito suja; é muito importante que a limpes com frequência para que o teu animal de estimação se sinta asseado. Os gatos são animais muito limpos, por isso não vão querer fazer as suas necessidades em um lugar que esteja sujo e procurarão um canto da casa que esteja mais asseado. Outra razão pela qual um gato urina fora da caixa e se recusa a usá-la é porque ele não gosta da areia, por isso, se tiveres mudado a marca recentemente e coincide com a sua conduta de urinar pela casa, volta a usar a areia de que ele gosta. Além disso, certifica-te de que a caixa de areia encontra-se num lugar confortável para o teu gato, com boa temperatura, sem barulhos desagradáveis e longe da sua comida e bebida.

 

Os gatos têm uma maior confiança e estão mais tranquilos quando sentem o seu próprio cheiro, por esse motivo têm a necessidade de marcar a casa em que vivem. Depende de como for o teu animal de estimação, mais tímido, mais seguro, marcará o território em diferentes circunstâncias. Diante dessa situação, poderás seguir uma série de pautas para conseguir que não marquem a casa.

Conselhos a seguir se o teu gato urina fora da caixa de areia

  • Esterilização no caso dos gatos machos. Consulta o teu veterinário, ele informar-te-á sobre as vantagens e desvantagens da esterilização e sobre os cuidados.
  • Tem sempre a caixinha limpa e em ótimas condições, longe do barulho e de temperaturas altas.
  • Reforça positivamente o bom comportamento do teu animal de estimação quando fizer as suas necessidades na caixa de areia. E nunca o castigues quando urinar pela casa, porque, como vimos anteriormente, ele tem as suas razões, algo que lhe preocupa e o comunica dessa maneira.
  • Usa um spray para gatos criado especificamente para evitar o stress. Um produto com feromonas que ajudará o teu animal de estimação a não urinar em casa. No catálogo de Tiendanimal podes encontrar vários tipos, verás como funciona e o teu gato ficará mais tranquilo e seguro.

 

Se o teu gato urina fora da caixa de areia, tem paciência e ajuda-lhe a modificar essa conduta levando em consideração por que o faz. 

« Anterior

Schnauzer gigante

Airedale terrier

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.