Tartarugas-de-patas-vermelhas ou Morrocoy

Se gostares de tartarugas e estás a pensar em adotar uma desta espécie como animal de estimação, recomendamos-te que obtenhas uma que tenha sido criada em cativeiro. Neste post oferecemos uma série de conselhos para aprenderes a cuidar uma tartaruga-de-patas-vermelhas ou Morrocoy.

1. Características gerais das tartarugas-de-patas-vermelhas

As tartarugas-de-patas-vermelhas (Geochelone carbonaria) procedem da América Central. São de tamanho médio e em cativeiro chegam a medir cerca de 35 cm, embora possam ser bastante mais grandes na natureza. Os escudos da sua carapaça são de cor castanho escuro, com o centro amarelo e muitas têm manchas de cor vermelha ou cor de laranja nas patas e cabeça. Trata-se de uma espécie bastante resistente, sempre que tenham os cuidados necessários. Têm bom caráter e não costumam ser agressivas.

2. O hábitat das tartarugas-de-patas-vermelhas

Como no seu hábitat natural têm um clima tropical, as tartarugas-de-patas-vermelhas preferem um clima cálido e húmido. Por isso, terás de te assegurar que a temperatura durante a noite não deve descer de 20ºC e durante o dia não supere 32ºC. Se o clima da tua zona o permitir, podes construir-lhe um hábitat fora de casa, com abundantes plantas para que a tua tartaruga Morrocoy tenha sombra e uma área ensolarada. Terás de colocar um recipiente grande e pouco profundo com água, já que estas tartarugas gostam de tomar banho embora não nadam. Uma casota para cães pequena ou uma gruta para tartarugas na parte mais fresca do recinto, vai servir de abrigo e aquecer-se durante a noite se for necessário.

3. A hibernação das tartarugas Morrocoy

Esta espécie não hiberna no seu hábitat natural, de modo que se vives numa zona fria terás de colocá-la no interior da casa quando as temperaturas fiquem abaixo dos 24ºC durante o dia. Podes construir um recinto grande, de pelo menos 2 ou 3 metros quadrados com substrato de casca a qual retém a humidade. Se não vai estar exposta ao sol direto terás que instalar uma lâmpada UVB/UVA para répteis e criar um gradiente de temperatura entre 27 e 32ºC durante o dia e um pouco mais fresco para a noite. Para fornecer humidade, põe um recipiente com água e pulveriza o recinto várias vezes por dia ou instala um humidificador.

4. Alimentação das tartarugas-de-patas-vermelhas

A sua dieta está composta principalmente por vegetais, mas as tartarugas Morrocoy alimentam-se também de larvas de insetos, vermes, etc. Em cativeiro deves oferecer-lhes uma ampla variedade de ervas silvestres, legumes, flores e algumas frutas maduras ou uma boa ração para tartarugas de terra. Ocasionalmente, cada 1 ou 2 semanas, dá-lhe uma porção de proteína animal em forma de vermes criados ou enlatados. Não podes exceder-te na quantidade de proteína animal, dado que a digestão é mais lenta e difícil e, além disso, contém muito fósforo e pouco cálcio. É também indispensável dar-lhe um suplemento de cálcio para répteis. Tem em conta que até os 5 anos estão em idade de crescimento e precisam de uma quantidade maior de cálcio. Depois são adultas e só é preciso suplementar umas 2 vezes por semana.

Recorda que na TiendAnimal vais encontrar tudo o que precisas para desfrutar ao máximo da tua tartaruga-de-patas-vermelhas.

« Anterior

Tipos de hamster e as suas diferenças

Suplementos de vitaminas e minerais para répteis

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.