Setter irlandês: Conselhos, cuidados e características

Nome Setter irlandês, Setter vermelho
OrigemIrlanda 
Esperança de vida 12-14 anos 
Cores Vermelho, castanho 
Pelo Liso 
Tamanho Grande 
Altura 60-70 cm 
Peso 27-32 kg 
Temperamento Amável e sociável 
Necessidades Socialização e escovagem constante 
Perfeito para Famílias com crianças 

Proveniência e história da raça 

A raça de cão Setter irlandês foi originada nos princípios do século XVIII na Irlanda. O Setter irlandês vermelho provém do Setter irlandês vermelho e branco, um tipo de cão Setter menos conhecido hoje em dia.  O Setter irlandês de pelo vermelho era utilizado como cão de caça, apesar de atualmente ser um cão de companhia. 

Tipos de Setter irlandês 

Cores  

Existem quatro tipos de cão Setter: o escocês (Gordon), o inglês e o Setter irlandês. Mesmo de todos serem parecidos, são raças diferentes com características próprias. 

A cor do Setter irlandês pode ser vermelha e branca ou vermelha. O primeiro tem uma cor de base branca e manchas vermelhas pelo corpo, enquanto que o segundo, como o seu nome indica, tem um pelo vermelho ou castanho intenso, sem rastos de tonalidades pretas. Pode ter pequenas manchas brancas no peito e nas patas.  

Tipo de pelo 

O Setter irlandês vermelho tem um pelo muito sedoso, curto e fino na zona da cabeça, na ponta das orelhas e na parte de trás das patas; no resto do corpo é mais longo e pode formar franjas. 

Orelhas 

As orelhas do Setter irlandês são caídas longas; nas pontas o pelo é curto, mas o resto das orelhas pode chegar a formar franjas porque o pelo cresce bastante.  

Carácter do Setter irlandês 

O Setter irlandês destaca-se pelo seu carácter, não apenas pelo seu aspeto tão chamativo. Os cães desta raça são divertidos, brincalhões, inteligentes e adoram fazer asneiras. Demonstram boa atitude perante o treino canino, mas se os deixas sozinhos, irão arranjar maneira de gastar a sua energia ladrando ou fazendo buracos no chão. 


Saúde 

A raça de cão Setter irlandês é propensa a desenvolver enteropatia sensível ao glúten, algo parecido com a doença celíaca nos humanos. Trata-se de uma doença crónica inflamatória do intestino delgado que ocorre ao consumir glúten. No caso desta raça de cães, a enteropatia pode manifestar-se quando são cachorros.  

Por outro lado, estes cães podem apresentar diversos problemas na visão que são hereditários, assim como displasia da anca.  

Cuidados típicos 

O Setter irlandês, pelas suas características de caça, é um cão com muita energia que requer longos passeios e brincadeiras, pois tem necessidades de exercício muito altas. São cães independentes, mas que também requerem companhia e não gostam de ficar sozinhos durante longos períodos de tempo. Podem conviver facilmente com outros animais domésticos sempre e quando forem treinados desde muito pequenos.

Não são ideais para viver em apartamentos pequenos e urbanizações que não contem com espaços amplos para que corram livremente.  

Pelo 

Requerem uma escovagem diária para manter o pelo sedoso e sem nós. Necessitam de uma revisão do pelo constante para procurar restos e espinhos que possam estar emaranhados durante os seus passeios.  

Pele 

Esta raça de cão não requere banhos constantes, unicamente quando o animal de estimação está sujo. 

Outros 

Os ouvidos devem ser limpos cuidadosamente uma vez por semana. Isto deve-se ao facto de terem as orelhas caídas e são zonas onde as bactérias se podem proliferar e causar infeções


Qual é a melhor alimentação para o Setter irlandês? 

Etapa de cachorro 

cachorro de Setter irlandês deve ser alimentado várias vezes ao dia. De três a quatro porções quando tiver entre dois e seis meses de idade; a partir dos seis meses e até cumprir um ano, deverão ser dadas duas porções por dia. A alimentação deve ser rica em proteínas, carboidratos, ácidos gordos, cálcio e vitaminas.  

Etapa adulta 

O Setter irlandês, devido ao seu tamanho requer de um equilíbrio de nutrientes diferentes nas raças médias ou pequenas. Isto inclui as vitaminas e minerais. Quando é adulto, o Setter irlandês vermelho deve seguir uma dieta entre 1.500 e 1.700 calorias por dia; estas calorias devem ser distribuídas em duas ou três porções, pois alguns exemplares podem sofrer de distensão do estômago; este e outros problemas estomacais costumam ser prevenidos se as porções forem reduzidas.  

Etapa sénior 

Durante a etapa sénior é importante reduzir a consumo calórico do animal de estimação, tendo em conta que estes ficam menos ativos e o metabolismo fica mais lento; como consequência, é possível que o cão aumente de peso. O alimento deverá conter menos calorias, ter um equilíbrio de outros nutrientes e ter a capacidade de fortalecer os seus ossos e articulações.  


Adoção de um Setter irlandês

Se depois de conheceres o Setter irlandês, acreditas que este será o teu companheiro ideal e gostarias de ter um, podes recorrer à adoção e podes encontrar exemplares do Setter irlandês para adoção nos canis ou protetoras da tua cidade. Antes de te decidires, recorda-te de ter em conta que estes cães têm grandes necessidades de exercício e não gostam da solidão; além do mais, precisam de viver em espaços grande onde podem desenvolver-se plenamente. 

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gato Peterbald: Conselhos, cuidados e características

Descobre a gama de ração para gatos Criadores

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.