Gato Peterbald: Conselhos, cuidados e características

Nome Peterbald 
Origem Rússia 
Esperança de vida 10-15 anos 
Cores Preto, cinza, azulado, chocolate, lilás, canela, ruivo, branco 
Pelo  Sem pelo 
Tamanho Médio 
Altura 30-35 cm 
Peso 3-5 kg 
Temperamento Extrovertido, calmo, afetuoso 
Necessidades  Cuidado da pele
Perfeito para Companhia de pessoas que passam muito tempo em casa, famílias com crianças e outros animais 

Origem do Peterbald 

O gato Peterbald é originário da Rússia, onde nos anos 90 foram cruzados com gatos orientais de pelo curto com uma variedade de gatos Sphynx. O resultado foi uma raça que quase não tem pelagem e cujo aspeto é do estilo oriental.  

O seu reconhecimento oficial como raça de gato chegou pela mão da Associação Internacional de Gatos (TICA pelas suas siglas em inglês) e da Federação Mundial de Gatos (WCF).  

Tipos de Gato Peterbald 

Apesar do gato da raça Peterbald se caracterizar pela ausência quase na totalidade de pelo, existem algumas variedades que apresentam diferentes tipos de pelo fino e praticamente impercetível: 

Tipo de pelo 

Em função do tipo de pelo que possuem, diferenciam-se os seguintes tipos de gato da raça Peterbald: 

  • Sem pelo: estes gatos Peterbald nascem calvos. Daí que a sensação que produzem ao tocar neles seja tão particular.  
  • Com penugem: o corpo destes Peterbald está coberto de uma fina e macia capa de penugem. 
  • Aveludado: estes gatos Peterbald têm mais algum pelo do que a variedade anterior. O seu toque é suave e aveludado. 
  • Com pelo áspero: o seu pelo é curto e encrespado.  
  • Com pelo curto: também existem Peterbalds que não possuem o gene da calvície.  

O bebé Peterbald 

Algo que condiciona esta raça de gato é por nascer com carência de pelo. Por isso, o gatio Peterbald necessita de cuidados especiais para manter a sua pele protegida, qual é sensível, e perante as condições  climatológicas, especialmente as temperaturas extremas, tanto de calor como de frio. Cabe recordar que estes cuidados devem ser mantidos também na idade adulta.  

Carácter e comportamento 

O gato Peterbald destaca-se por ser inteligente, carinhoso (de facto costumar adorar o contacto humano) e brincalhão.   Por isso é importante proporcionar-lhe um ambiente estimulante com sessões diárias de brincadeira.  


De igual forma, os Peterbald tendem a expressar-se através dos miados e precisam de uma rotina de exercício dado o seu nível de energia. Outro detalhe a ter em conta é a sua curiosidade, que por vezes motiva-os a fugirem para explorar os arredores da casa.  Além do mais, devido à sua falta de pelo, podem ser más gulosos e assim conservam melhor a sua temperatura corporal.  

Os gatos da raça Peterbald costumam dar-se muito bem com cães, assim como com outros gatos e crianças. Para isso é importante que o gato Peterbald aprenda a socializar desde que é bebé. 

Como alimentar um Gato Peterbald em função da sua idade? 

É importante ter em mente que as necessidades nutricionais de um gato, independentemente da sua raça, não são as mesmas durante as etapas vitais que atravessa. Por essa razão, é fundamental adaptar a sua dieta à idade que tem.  

Alimentação por etapas 

O gatito Peterbald requer um  alimento especificamente formulado para gatos bebés. Desta forma, irá satisfazer a sua necessidade de proteína animal e também o seu instinto carnívoro. 

Já em adulto, o alimento do Peterbald tem que ser completo e equilibrado, e ainda mais tendo em conta que esta raça de gato é muito ativa e que perde mais calor ao não ter pelo.  

Por sua vez, um gato Peterbald sénior precisa de uma dieta que se adapte ao seu nível de atividade, que com a idade ficará reduzida. E para evitar que o sedentarismo leve a um aumento do seu apetite e por consequência ao sobrepeso, recomenda-se oferecer-lhe uma ração ou uma comida húmida baixa em calorias.  


Saúde 

Tendo presente que o Peterbald é um gato propenso a comer e que a sua falta de pelo o sobre-expõe aos raios de sol e às temperaturas mais extremas, estes são os cuidados que mais necessita. 

Patologias de saúde típicas do gato Peterbald 

Há que prestar atenção à pele do Peterbald já que, ao estar desprovida de uma capa de pelagem que a cubra e proteja, é mais sensível aos raios ultravioleta provenientes do sol e também a altas e baixas temperaturas. Por isso, recomenda-se aplicar-lhe um creme solar se passar muito tempo ao sol e agasalhá-lo quando for inverno.


obesidade é outro dos riscos que pode correr o gato Peterbald. Isto deve-se ao seu apetite e também à necessidade de manter o seu calor corporal. Contudo, convém escolher bem o tipo de alimento que lhe deves dar, além de o racionar adequadamente. 


Cuidados de um Peterbald 

Tendo em conta que quase não tem pelagem, o gato da raça Peterbald não requer escovagens. Contudo, é importante manter a sua pele limpa através de toalhitas ou banhos a cada poucos meses.  

Também é importante mantê-lo exercitado. Desta forma, o teu gato Peterbald estará saudável e feliz.  


Adoção de um Gato Peterbald 

Uma vez que leste as particularidades do gato da raça Peterbald, de certeza que planejas adotar um, e ainda mais sabendo que é um gato, carinhoso e que se relaciona bem tanto com crianças como com outros animais. 

Por isso, na Tiendanimal encorajámos-te a utilizar a consultar diferentes protetoras de animais para encontrar o teu Peterbald. 

De igual forma, não esqueças que na Tiendanimal encontrarás todos os produtos que necessitas para cuidar do teu gato Peterbald. 

« Anterior

American Staffordshire Terrier: Conselhos, Cuidados e Características

Setter irlandês: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.