Como cuidar do seu gato egípcio? Necessidades de um felino sem pêlo

O sphynx ou gato esfinge pode soar-lhe a chinês, mas gato egípcio é provável que lhe soe ainda mais. Certamente conhece de vista aquele gato tão peculiar sem pêlo, e tem dúvidas se gosta ou não da sua estética. Por isso, vamos dar-lhe alguns conselhos para cuidar do seu gato egípcio que o vão ajudar a criar um excelente relacionamento com esta raça.

O mais importante para cuidar do seu gato egípcio: banho e higiene

Com efeito, o gato sem pêlos costuma suar e acumula uma gordura protetora, caracterizada por uma textura oleosa na sua pele. Assim sendo, isto faz com que um sphynx se suje mais do que um gato com pêlo. Estes gatos esfinge dependem totalmente do seu dono, já que por conta própria não podem cuidar da sua higiene como o resto dos felinos costumam fazer. Por isso, é muito importante prestar atenção especial à textura da sua pele, e observar se em algum lugar do seu corpo nota um tom avermelhado. No entanto, qualquer um destes dados servirá como prova e saberá se o nosso gato egípcio necessita de uma lavagem urgente.

Passos para um banho correto

  • Antes de tudo, o mais importante é a escolha do shampoo. Devido à pele delicada destes gatos sem pêlo, é essencial escolher o shampoo certo. Uma das recomendações é usar qualquer produto para bebés.
  • A água deve estar temperada. Nem muito quente nem muito fria, pois pode causar o desconforto do nosso gato.
  • É possível que o gato egípcio se mostre relutante na hora do banho, por isso é essencial manter a calma e falar com tranquilidade, para evitar que fique mais nervoso. A música clássica é sempre uma boa ajuda.
  • O uso de uma esponja pequena ou uma luva esfoliante vai facilitar a lavagem do nosso gato. Lembre-se da importância da limpeza entre as suas dobras da pele, é onde a sujidade mais se acumula.
  • Não é errado recompensar o seu gato egípcio depois do banho. Esta ação pode ser um pouco stressante para o nosso felino e uma recompensa é sempre satisfatória para eles.

E a higiene das áreas mais específicas do gato esfinge?

É necessário levar em conta outros aspectos da limpeza do gato egípcio que são tão importantes quanto o banho.

  • Estes felinos não têm pestanas, por isso têm os olhos super expostos a infecções. Para limpá-los só precisaremos de calma e uma gaze molhada em soro fisiológico.
  • As orelhas são outro dos pontos onde se acumulam ácaros, sebos e cera. Com a utilização também de uma gaze, reveja a orelha do seu gato esfinge, especialmente depois do banho.
  • As unhas precisam ser afiadas e remover a sujidade, por isso os raspadores na vida dos gatos sphynx são essenciais. Além de ajudarem na sua limpeza, também são um objeto de diversão para o nosso felino.

A alimentação do nosso gato egípcio

Os gatos esfinge têm um metabolismo mais avançado, por isso é normal que esta raça felina consuma mais alimentos do que qualquer outro gato do mesmo tamanho. Um dos requisitos fundamentais é proporcionar nas suas refeições o dobro de proteínas e gorduras.

Como o frio e o calor afetam os gatos sem pêlo?

Os gatos que não têm pêlo são muito sensíveis às condições climáticas e deve prestar muita atenção para que estejam confortáveis na sua casa.

Recomendamos que coloque uma cama de rede no radiador para que ele não passe frio no inverno e proteja-o dos raios solares no verão, evite que esteja em contato direto com a luz solar durante as horas mais quentes e inclusive pode até aplicar creme solar especial para gatos. Como pode ver, cuidar do seu gato egípcio não requer cuidados muito complicados, apenas muito carinho, higiene e proteção contra temperaturas extremas.

« Anterior

De que aquário um goldfish precisa?

Quais são as principais características do gato bengalí?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.