American Staffordshire Terrier: Conselhos, Cuidados e Características

NomeAmerican Staffordshire Terrier, Staffordshire Terrier Americano ou Amstaff 
OrigemReino Unido
Esperança média de vida 12-16 anos
CoresCinza, azul, preto e tigrado 
PeloCurto e duro 
TamanhoGrande
AlturaAté 48 cm
PesoAté 32 kg
TemperamentoEquilibrado, sociável, fiel
NecessidadesPasseios diários, exercício e brincadeira 

Proveniência e história do American Staffordshire Terrier 

O American Staffordshire Terrier é um cão de origem inglesa. A sua origem remonta a cães que ajudavam os carniceiros britânicos a controlar os touros mais selvagens. Depois, os antepassados desta raça de cão, como o American, foram utilizados para as lutas entre animais. 

Finalmente, o American Staffordshire conseguir desvincular-se deste estigma e desenvolveu a sua descendência separadamente, sendo reconhecida pela American Kennel Club (AKC). De facto, fez-se muito popular nos Estados Unidos, onde foi criada uma variedade mais musculada que a sua variante inglesa.  

Tipos de American Staffordshire Terrier 

Existem vários tipos de American Staffordshire cuja principal distinção é possível ser feita através da cor da sua pelagem. 

Cores 

Dentro desta classificação podemos encontrar: 

  • American Stanford Blue: a sua principal característica é a pigmentação do focinho, manto, olhos e inclusive as unhas num tom grisalho com tons azulados. Esta cor clara dos seus olhos pode significar um problema de visão, traduzindo-se em cataratas ou em cegueira. 
  • American Stanford Cinza: neste caso o focinho pode ser de cor preta e o manto da sua pelagem, pode adotar uma cor branca. 
  • American Stanford Negro: trata-se de uma variedade rara do American Staffordshire Terrier. Além do mais, possui o gene recessivo azul, de modo que os descendentes deste tipo podem ter um pelo com tons azulados. 
  • American Stanford Atigrado: destaca-se por ter um manto formado por bandas de diferentes cores. O habitual é que a cor predominante seja a clara.  

Tipo de pelo 

Independentemente da sua variedade, o American Staffordshire caracteriza-se por ter um pelo curto, brilhante e duro ao toque

O cachorro de American Staffordshire Terrier 

O American Staffordshire cachorro destaca-se por ser um cão sociável e com um caráter protetor marcante sobre os membros da família. Em casa é tranquilo e silencioso, atuando também como guardião; enquanto que fora pode mesmo chegar a ser impulsivo e teimoso. 

Daí que é importante uma socialização precoce e que assim possa conviver especificamente com outras pessoas e animais. Além do mais, é um cão que aprende rápido e que também é curioso. De modo que para ter um American Staffordshire Terrier equilibrado é necessária uma boa educação por parte do seu dono. 

Tampouco há que esquecer que se trata de um cão que desde cachorro requer de exercício diário e ainda mais tendo em conta a força que possui. 

Carácter da raça 

O American Staffordshire é um cão alegre, extrovertido e leal para com as pessoas. Porém, o seu carácter depende do treino que receber. 

Costuma ser tranquilo, carinhoso e apegado dentro de casa, sendo capaz, inclusive, de cuidar das crianças da casa. E uma vez que sai para a rua fica mais ativo e dinâmico, sempre em busca de estímulos.  

Por tudo isso é fundamental educá-lo desde cachorro, para que se relacione de maneira saudável com outros animais e também para que seja obediente. 

Saúde do American Staffordshire Terrier 

Algumas das doenças mais comuns desta raça de cão são: 

  • Cataratas 
  • Atrofia progressiva da retina 
  • Problemas de coração 
  • Displasia da anca 

Além do mais, também pode sofrer demodicose, uma doença causada pela proliferação anormal do parasita Demodex, seja pela sua predisposição genética ou pela sua deficiência imunitária; e transtornos do desenvolvimento sexual, motivo pelo qual é recomendável esterilizá-lo. 

De igual forma, é fundamental seguir o seu calendário de vacinação e desparasitação.  

Cuidados típicos da raça 

Entre as necessidades mais básicas deste cão encontram-se a escovagem regular e a estimulação física para que brinque e se mantenha tão ativo como exercitado. 

Pelo 

O cuidado do seu pelo é simples. Ao ter um pelo curto apenas irá necessitar de uma escovagem duas vezes por semana. Para isso é conveniente utilizar uma escova de pontas macias para evitar danificar a sua pele. Da mesma forma, dar-lhes banho a cada mês e meio será suficiente. 


Outros 

Por outro lado, o American Staffordshire é um cão que pode chegar a aborrecer-se com muita facilidade se estiver sozinho. De facto, pode chegar a sofrer ansiedade de separação se passar muito tempo sem companhia. Daí que é necessário dar-lhe diferentes estímulos como o Kong e brinquedos de inteligência, com os quais, além de se manter entretido, explora o seu potencial. 

De igual forma, há que procurar que faça exercício de forma ativa e regular. Para isso, necessita de pelo menos entre dois a três passeios diários de 30 minutos no mínimo.  


Qual é a melhor alimentação para o American Staffordshire Terrier? 

Para garantir que as suas necessidades nutricionais sejam cobertas, é necessário que a comida para o American Stafford seja completa e equilibrada ao longo das suas diferentes etapas de vida. 

American Staffordshire Terrier cachorro 

Os cuidados durante esta etapa condicionam o seu desenvolvimento e estado de saúde quando for adulto. Por isso, é importante optar por uma ração formulada especificamente para cachorros que, além do mais, têm grandes necessidades energéticas e, portanto, de proteína.  

Também é importante que a sua ração disponha de uma quantidade equilibrada de minerais, vitaminas como a A e D, cálcio e fósforo para que assim a sua visão e os seus ossos se desenvolvam otimamente.

American Staffordshire Terrier adulto 

Uma vez chegada a etapa adulta, o American Staffordshire necessita manter a sua massa muscular. Por isso, a sua ração deve conter um nível adequado de proteínas de alta qualidade e de aminoácidos essenciais provenientes de ingredientes naturais

Igualmente, é conveniente ter em conta a quantidade de carboidratos que contém e que o seu alimento seja altamente digerível, evitando assim uma possível sensibilidade digestiva. Contudo, esta raça de cães pode sofrer problemas de pele relacionados com alergias e para isso a sua ração deveria incluir vitaminas que reforcem as suas defesas naturais.  

American Staffordshire Terrier sénior 

Durante a sua etapa sénior um American Stafford reduz o seu nível de atividade, pelo que é necessário manter a sua massa muscular e o peso ideal. Assim, a sua ração deverá conter uma quantidade moderada de gorduras e também é importante que seja rica em antioxidantes para retardar a deterioração das suas articulações. 

E de forma a evitar uma doença cardíaca, esta ração também deverá conter taurina

Adoção de um American Staffordshire Terrier 

Já que conhece um pouco mais sobre esta raça de cães tão potente como afável, é possível que planeie adotar um American Staffordshire. Para isso, deve ter em conta que em Portugal é considerada uma raça potencialmente perigosa, de modo que terá que o levar à rua com açaime e obter a licença e o seguro obrigatório para cães PPP. 

Apesar disso, na Tiendanimal recordamos a importância de educar e socializar bem o seu cão, já que é isso o que irá determinar verdadeiramente o seu caráter independentemente da sua raça; além de valorizar a proximidade que lhe trará um cão como o American Staffordshire Terrier, este também irá motivá-lo a manter-se ativo em todos os sentidos.  

Não se esqueça que na Tiendanimal poderá encontrar todos os produtos que o seu American Staffordshire necessita. 

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Desmame de gatos: Com qual idade deixam de amamentar?

Gato Peterbald: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.