Como cuidar do Spitz?

Neste artigo aprenderás todos os cuidados e as caraterísticas do Spitz. Tudo o que precisas saber sobre a alimentação, higiene, brincadeiras, origem e caraterísticas desta raça.

Com essa carinha de anjo, essa pelagem de raposa, e o seu intenso ladrido, se oculta um verdadeiro cão de guarda, mas o seu tamanho o lhe faz justiça. Estás preparado para conhecê-lo melhor?


Denominação: Spitz, Spitz-alemão-anão ou lulu-da-pomerânia

Procedência: Polônia, Alemanha

Tamanho: Toy, mini

Expectativa de vida: 12-15 anos

Peso: 1,5-3,5 kg

Tipo de pelo: Longo, denso com subpelo denso 

Caráter: Inteligentes, ativos, carinhosos

Cores: Branco, cinza prateado, creme, castanho, laranja, preto 

Altura: 15-35 cm

Classificação geral: Raças de cães pequenos

Classificação AKC: Grupo 5: Toy (cães de companhia e toy)

Classificação segundo FCI: Grupo 5: cães tipo Spitz de tipo primitivoSpitz e europeus

Procedência desta raça 

Na verdade, a história do Spitz é apaixonante e se tens a sorte de partilhar a vida com um destes cãezinhos, neste artigo poderás aprender sobre as suas origens e quais cuidados precisa.

Os antigos exemplares de Spitz eram bastante grandes, superando até os 10 Kg de peso.

Nasceram no Ártico e foram associados a cães de trenó, além do mais, também ajudavam com os rebanhos de ovelhas, com as vacas e resultavam muito expertos para enfrentar-se aos lobos.

Chegaram à Europa pela região da Pomerânia, entre o norte da Polónia e a Alemanha e foram introduzidos nas casas da mais alta sociedade rapidamente graças ao seu carisma e simpatia. Desde a rainha Maria Antonieta, até o mesmíssimo Mozart tiveram o prazer de conviver com eles. Além do mais, muitos investigadores coincidem que foi a rainha Vitória de Inglaterra a responsável de que estes simpáticos cães diminuíssem o seu tamanho, o que fez com que ficassem cada vez mais famosos.

O spitz ou spitz- alemão-anão sempre tem se destacado dos demais cães desta família por ser um dos preferidos no mundo tudo e também triunfam nas exposições. 

O Spitz: pequenino, mas valentão 

Conhece melhor o teu novo companheiro 

O spitz é um cão com muita vitalidade e de personalidade muito definida. Geralmente costumam se dar bem com todos, mas de vez em quando aparece o seu grande temperamento e esquece o seu tamanho, pensa que é um cão grande!

Os cachorros são muito brincalhões e curiosos e dão-se muito bem com as crianças. 

Algo muito característico desta raça é a sua capacidade de ladrar, pois enquanto vê algo que lhe resulta estranho, eleva o tom e coloca em funcionamento o seu instinto protetor. Por isso é muito importante educá-lo corretamente desde cachorro, e não te deixes enganar pela sua carinha de anjo. 

Manter o teu cão saudável e com vitalidade 

Realmente adapta-se de forma estupenda a viver em qualquer entorno e o único que precisa é de carinho e companhia. Às vezes pode ser demasiado ruidoso, porque como indicamos anteriormente, sempre fica atento a tudo o que acontece ao seu redor e avisará imediatamente quando perceber alguma presença estranha. Resulta ser um autêntico guardião!

De igual modo é um animal muito ativo e com imensa energia, por isso irá precisar exercício diário

No geral, é um bom cão para começar a familiarizar-se com o mundo canino. O ideal é adestrá-lo de forma compreensiva e paciente, ser carinhoso, mas mão firme, já que como bom sptiz tem o seu ponto independente. Por isso, se deixas que seja completamente independente poderia tornar-se um cão teimoso e mandão.

Quais cuidados devo dar ao meu Spitz? 

Este leãozinho tem pelagem dupla, por um lado tem uma camada mais longa e grossa, e a outra mais curta e lanosa. Um bom conselho, é habituá-lo desde bem novinho com a rotina diária de escovagem, desta forma evitarás que se formem os temidos nós. Além do mais, quando tiver todas as suas vacinas deves habituá-lo com o banho e a secagem com secador.

De igual modo, é recomendável examinar os ouvidos periodicamente e ter cuidado na hora do banho para que não entre água, já que poderia aparecer uma otite. Eles sentem-se muito mal quando têm algum problema nos seus delicados ouvidos, por tanto deves estar muito atento. 

De igual modo, as unhas são outro ponto a ter presente, pois, ainda que a forma normal de desgastá-las é durante os passeios, algumas tendem a crescer em excesso. Consequentemente podem magoar a sua pele.

Por último, mas não menos importante, sempre insistimos na importância de habituar os nossos cachorros com a rotina de higiene dentária. Com dedicar apenas uns minutos por dia conseguirás prevenir o surgimento prematuro de tártaro e mal hálito. Uma boa ideia é premiá-lo com snacks específicos dentários.

Quais são as doenças típicas do Spitz? 

Nos seus primeiros dias de vida normalmente é bastante delicado, mas é um cão muito saudável e longevo. Este é um ponto importante que deves ter em conta para proporcionar ao teu animal de companhia todos os cuidados necessários.

O sptiz tem muita predisposição para a luxação da rótula, assim como para a displasia, mas costuma aparecer nas variedades de maior tamanho. Por este motivo é essencial não submeter o teu cão a longas caminhadas que signifiquem um grande esforço para ele.

Quais são os melhores brinquedos para o seu Spitz? 

Se tem algo que carateriza esta simpática raça é que adoram brincar e no nosso catálogo de Tiendanimal poderás encontrar inúmeros produtos para a diversão do teu animal de companhia. De igual modo, dedica um tempinho para ler a descrição de cada artigo e realizar a escolha perfeita para o teu pequenote, para desta forma poder escolher o melhor brinquedo, porque cada animal tem os seus gostos pessoais e tu conheces o teu cão melhor do que ninguém.

Desfrutará muito com as bolas e poderá passar muito tempo entretido, ao mesmo tempo em que se exercita: 


E se quiseres que seja imensamente feliz, nada melhor do que levá-lo ao parque para que possa correr em busca do seu frisbee, diversão garantida! 

Também adoram os jogos de inteligência, nos quais o teu melhor amigo poderá demonstrar todo o que é capaz de aprender, ficarás surpreendido!


O que come o Spitz e qual é a melhor alimentação para esta raça? 

Já falamos que é um cão muito energético e ativo, por esse motivo é essencial que escolhas uma ração que lhe ofereça suficiente energia para manter-se saudável.

Na sua etapa de cachorro deve ser alimentado com uma ração para raças mini, para crescer forte e com vitalidade. 

Quando o teu spitz for adulto, isto é, a partir de um ano de vida, terás de mudar a sua comida para uma que seja específica para a sua idade e com base ao seu estado fisiológico. O ideal será uma dieta de prescrição Veterinária, caso tiver uma necessidade específica.

Finalmente, quando chegar à idade sénior, deverás escolher uma dieta com ingredientes de primeira qualidade e suplementada com condroprotetores que ajudem a manter a sua saúde articular.


Com tudo o que já sabes sobre o Spitz estás mais preparad@ para a aventura! Recorda que na nossa loja online Tiendanimal tens disponível uma ampla variedade de produtos para desfrutar com o teu melhor amigo. E se quiseres saber mais sobre os animais, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, para saber como educar o teu cachorro desde o primeiro dia clica aqui.

« Anterior

Como ensinar ao meu gato a usar o arranhador?

Como remover uma carraça?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.