Furões: A hora do banho.

Os furões, assim como muito outros animais de estimação, não devem tomar banho com demasiada frequência, já que sua pele cria uma proteção natural que eliminamos no banho.  Além do mais, se dermos banhos com demasiada frequência a sua pele produzirá mais almíscar, o que provocará que o nosso furão cheire mais e a sua pelagem e couro cabeludo possam ver-se danificados.

No máximo aconselha-se banhar uma vez por mês, mas se podemos ampliar este período de tempo, será muito melhor. Com três ou quatro banhos por ano, seria suficiente.

Para o banho devemos utilizar um champô específico para furões ou um com pH neutro, poderia usar-se como alternativa champôs suaves de bebé. Entre um banho e outro podemos higienizar os nossos furões com toalhitas para bebés sem álcool.


Não todos os furões gostam da água, por isso não nos devemos estranhar se na hora do banho o furão tem medo. Neste caso sempre ajudará que relacione a hora do banho com algo que seja agradável para ele como o seu brinquedo favorito ou algum dos seus prémios.

Na hora de introduzi-lo na água começaremos aos poucos, encher a banheira ou a vasilha com água morna (um pouco mais quente do que usaria uma pessoa, já que a sua temperatura corporal é mais elevada que a nossa) até que cubra as suas patinhas pela metade do corpo. Se a superfície do banho é escorregadia, aconselha-se colocar no fundo uma toalha para que o furão possa manter-se estável dentro e se sinta mais seguro, isso contribuirá para que possa relaxar.

A seguir, e após deixar um momento para que se habitue à nova situação, ensaboar e enxaguar com cuidado de que a água e o sabão não entre nos ouvidos, olhos e nariz. Devemos enxaguar muito bem, já que restos de sabão na sua pele e pelo poderiam produzir descamações, podemos ajudar-nos com o chuveiro ou a torneira, se o furão não fica nervoso com o ruído ou a pressão da água (recorda em todo momento que o que queremos evitar é causar algum trauma).

Uma boa dica para deixar um aroma agradável no nosso furão e ajudar a hidratar a sua pele é aplicar umas gotas de óleo para bebé após enxaguar e aplicar com uma suave massagem.

Devemos ter precaução, principalmente no inverno, para que não apanhem frio ao sair do banho. Cuidado com as correntes de ar; deves ter uma toalha sempre ao alcance para poder secá-lo no momento de sair do banho. Uma vez que tivermos secado a maior parte da água do corpo do nosso furão podemos deixá-lo no solo com a toalha, veremos como ele mesmo começará a se esfregar e secar nela.


É possível usar também o secador para terminar de realizar uma secagem de forma correta, nesse caso devemos ter cuidado de manter uma distância prudente entre a saída do ar e o corpo do furão para evitar provocar queimaduras.

IMPORTANTE: Alguns furões estressam-se demasiado com o secador, se for assim, apenas utiliza a toalha para que não associe o banho com algo negativo.

« Anterior

Como ensinar ao teu coelho a usar a sua bandeja sanitária

Como ensinar ao meu gato a usar o arranhador?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.