Agility para cães: um exercício fabuloso

, ,

O agility é um desporto que pode ser praticado com qualquer cão, não importa a sua raça nem o seu tamanho. Consta de uma série de obstáculos que os cães devem superar seguindo as ordens dos seus donos, em que podem demonstrar sua habilidade e sua destreza.

Se o que queres é participar em competições com teu amigo, existem associações de agility em muitos países, podendo associar-se e treinar com os obstáculos regulamentados para a devida categoria do cão. Entretanto também podes praticá-lo de maneira amadora, como uma maneira de conseguir um contato com o teu cão. Este é um exercício ideal para raças muito inquietas como os Border Collies, os Jack Russell Terrier, os Boxers, Shetland, vários dos terriers no geral, e também rafeiros com muita energia. Estes cães são muito inteligentes e ativos, logo devem fazer muito exercício que seja mentalmente estimulante para manter um caráter equilibrado e que não sejam destruidores ou agressivos.

Para começar precisaras adestrar o teu cão para que obedeça os comandos básicos, pois o agility requer uma comunicação muito afinada entre o cão e o seu dono. Também se deve conseguir um bom estado físico, começando por longas caminhadas ou saídas a trote. A finalidade deste desporto é que o cão supere uma série de obstáculos, como saltar barreiras, atravessar túneis, descer e subir rampas, caminhar sobre tábuas elevadas, caminhar sobre um arre-burrinho até ele ficar quieto sentado sobre uma plataforma, tudo isso em uma ordem estabelecida e seguindo as indicações do guia. Não só é bom realizar atividade física, mas também ajuda muito a melhorar a sociabilidade e a confiança do cão, o que resulta muito útil para prevenir ou solucionar problemas comportamentais.

Se te interessa esta fabulosa atividade, deverias começar por pesquisar com livros e vídeos que te ensinem e mostrem exercícios que possas ensinar ao teu cão desde pequeno, os princípios básicos do agility. Tem em conta que os cães em crescimento não devem saltar, pois as suas articulações e músculos ainda não estão bem formados para suportar a pressão constante, entretanto podem começar a treinar com outras atividades. Se já educaste o teu cão, conheces a regra de ouro: premiar cada comportamento apropriado que ele consiga. Podes usar um clicker para marcar o momento exato que queiras premiar. O restante é ter muita paciência e observação, porém acima de tudo se divertir e aproveitar o exercício ao ar livre.

No começo podes improvisar obstáculos com objetos que tenhas em casa, porém logo será muito mais fácil com elementos específicos, que são fáceis de transportar e muito mais leves, acima de tudo se são praticados em espaço público. Tem em conta que para que o cão continue interessado neste desporto deverás mudar os trajetos e a dificuldade na medida em que ele aprenda e melhore.

« Anterior

Acupuntura veterinária

Buldogue francês

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.