Akita-Inu

,

Akita-Inu

O maior cão japoneses do tipo Spitz, originário das terras polares. Recebe o seu nome da província de Akita, na ilha de Honschow, da qual é oriundo, e a sua história remonta uns 300 anos.

No início era utilizado para a caça maior devido à sua robusta constituição e o seu caráter, sempre valente. Esta qualidade fez com que mais para a frente se tornasse um temerário cão de combate. Logo foram proibidas essas práticas e a raça foi protegida pelo estado japonês depois de que quase ficou extinta a início do século XX. A sua popularidade no resto do mundo foi a partir da entrada de tropas de ocupação no Japão. É utilizado no Japão como cão da polícia e guardião.

É um animal de constituição sólida bem proporcionado, o seu caráter é calmo, inteligente, fiel e dócil, mas também impetuoso. Tem um andar enérgico característico, como um trote curto.

 

Aspeto geral do Akita-Inu

  • Cabeça maciça, larga. Crânio grande, plano, liso e sem dobras. Testa larga, com stop bem marcado. Focinho potente, pontudo, mas curto. Nariz grande e preto, pode ser de cor rosa unicamente nos exemplares de pelo branco. Olhos pequenos, algo triangulares, de cor pardo escuro. Orelhas relativamente pequenas, de base larga, grossas, triangulares, com a ponta levemente arredondada, bem separadas entre elas, erguidas.
  • Corpo grande, compacto. Pescoço curto e musculoso, dorso reto e plano. Lombo amplo e forte, peito profundo e bem desenvolvido.
  • Extremidades de músculos firmes, pés fortes com dedos cerrados.
  • Cauda grossa, forte, enroscada por cima da linha dorsal, virada para um lado, formando, às vezes, duas voltas.
  • Manto. Pelagem vermelha, sésamo, tigrada, com manchas brancas ou totalmente branco. Todos os exemplares de cor devem apresentar cabelo esbranquiçado nas bochechas, debaixo da mandíbula, no pescoço, peito, abdômen, debaixo da cauda e na cara interna dos membros. Pelo de longitude média, duro e reto. Pelo fino e abundante.
  • Tamanho de 63 a 69 cm nos machos e de 57 a 63 cm nas fêmeas.  Peso de 39 a 49 kg nos machos e de 33 a 42 cm nas fêmeas.

Defeitos: Caráter tímido ou agressivo. Nariz de outra cor. Prognatismo. Orelhas caídas. Cauda curta ou caída, não enroscada. Pelo longo, demasiado denso ou raso. Manchas pretas ou azuis na língua. Falta de um testículo.

« Anterior

Buldogue francês

Alergia aos gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.