Parvovírus

,

O que é o parvovírus

Trata-se de uma doença que se deve ter em consideração quando qualquer cão jovem apresentar um quadro agudo de vómitos e diarreia. Estes sintomas acontecem como consequência da ação de um vírus da família Parvoviridae, que penetra no corpo através das fossas nasais ou da boca, assim como, através de elementos que estiveram em contato com fezes contaminadas. O vírus avança por diferentes órgãos até se transformar numa doença sistémica. Entre os 3 e os 12 dias após o contágio, o animal elimina grandes quantidades de vírus através das fezes, que contaminam o ambiente.

A doença carateriza-se fundamentalmente por um quadro gastroentérico, ainda que também haja uma forma cardíaca que, na atualidade, é de muito baixa incidência. As condições sanitárias do cachorro influenciam no desenvolvimento da doença. São mais vulneráveis ao parvo vírus aqueles animais com uma infestação massiva de parasitas, com má nutrição ou num ambiente com pouca higiene. A forma gastroentérica afeta os cachorros entre os 2 e os 12 meses de idade, os adultos e seniores dificilmente são afetados.

Sintomas e tratamento do parvovírus

Entre os sintomas encontramos enfraquecimento, falta de apetite, aumento de temperatura, dor abdominal, vómitos e diarreia, que começa por ser amarelada acinzentada e depois com sangue e com um odor característico. Tudo isto leva à desidratação do cachorro. Estes sinais são bastante genéricos, de modo a que se poderiam confundir com os sintomas próprios de outras doenças como : gastroenterite por corpos estranhos, parasitas, enterite bacteriana e viral ou intoxicações.

A parvovirose é uma doença que evolui rapidamente. A sua duração é de, aproximadamente, uma semana e origina uma grande deterioração do estado geral do animal, por isso o seu diagnóstico e posterior tratamento devem ser feitos o mais rapidamente possível. Esse tratamento consiste em minimizar os sintomas, restabelecer a hidratação com soro intravenoso, antibióticos, antieméticos e dietas especiais quando o cachorro começar a tolerar o alimento sólido.

Tal como a cinomose, a parvovirose é uma doença muito perigosa para o seu animal de estimação. Mas pode ser facilmente evitada com a vacinação correta do seu cachorro e a revacinação anual do seu cão adulto. Desde TiendAnimal recomendamos-lhe a cuidar com muita atenção a nutrição e a higiene do seu animal de estimação e a consultar o seu veterinário de confiança para saber qual é o plano de vacinação mais indicado para o seu cachorro.

« Anterior

Doenças transmitidas pelas pulgas

As 12 raças caninas mais raras do mundo

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.