Cuidados básicos a ter com um gato

, ,

Neste post irá encontrar alguns conselhos úteis para que o seu gato tenha uma vida longa e feliz.

Como devo alimentar o meu gato?

Pode alimentar o seu gato com ração, alimentos equilibrados secos ou comida húmida. Existe uma enorme variedade de sabores, apresentações e marcas. Escolha o alimento adequado para a sua idade (cachorro, adulto ou sénior) e para o seu estado fisiológico (acasalamento, gestação, período de aleitamento, castrado, etc.). Deve deixar a comida, diariamente, num lugar que seja de fácil acesso para ele e onde não haja insetos ou roedores. Tem que ter sempre à sua disposição água fresca e limpa, noutro recipiente, ainda que os gatos adorem beber em correntes de água em movimento, como pequenas gotas que caem da uma torneira mal fechada. Não convém alimentá-los com comida caseira, pois é mais complicado garantir um correto equilíbrio nutricional.

Qual é a melhor forma de cuidar da saúde do meu gato?

Deve vacinar e desparasitar o seu gato seguindo as indicações do veterinário. Geralmente, um adulto deve ser vacinado anualmente contra as doenças respiratórias, leucemia e raiva, ainda que as pautas variem em função do local onde vive, e desparasitá-lo 4 vezes por ano para evitar os parasitas externos. Para os parasitas externos como as pulgas, piolhos ou carraças existem vários produtos de aplicação fácil. Antes de os utilizar devemos consultar o seu veterinario para escolher o produto que melhor se adapta ao seu gato e às suas necessidades. Outro aspeto fundamental para manter o seu gato saudável e feliz é a higiene. Deve ter uma caixa de areia e mudar diariamente a areia para gatos, já que não gostam de a usar quando está suja e provavelmente irão procurar outro sitio para fazer as suas necessidades.

O que são as bolas de pelo?

Não é necessario dar banho ao seu gato, pois os gatos são animais muito limpos que se lambem continuamente ao longo do dia. No entanto, quanto mais o escovar melhor será para a sua pele e pelo. Terá um pelo mais forte, espesso, brilhante, saudável e sem bolas de pelo. Os gatos que vivem na rua estão habituados às mudanças de temperatura do tempo e às variações de luz e perdem menos pelo em comparação com os que vivem em casa, a uma temperatura constante e com luz artificial. Esta perda de pelo e o lavar ou lamber dos gatos faz com que muitas vezes se formem essas acumulações de pelo ou tricobezoares. Normalmente, costumam sair com as fezes mas, caso isto não aconteça, a sua presença no trato gastrointestinal pode provocar alterações como vómitos, diarreias, obstruções e falta de apetite, entre outros sintomas.

De quanto em quanto tempo devo escovar e dar banho ao meu gato?

Escove frequentemente o seu gato para eliminar o pelo solto e dê-lhe malte felino para evitar a formação de bolas de pelo. Cerca de 2 a 3 vezes por semana será suficiente e irá ajudá-lo a manter um bom trânsito intestinal. Existem também rações especiais para estes casos. Chamam-se Hairball, não têm prescrição médica e há de vários sabores e marcas.

Não é necessário dar banho ao seu gato, pois os gatos são animais muito limpos que se lambem continuamente ao longo do dia. No entanto, quanto mais o escovar melhor será para a sua pele e pelo. Terá um pelo mais forte, espesso, brilhante, saudável e sem nós. Se lhe quer dar banho, pode fazê-lo com um champô especial para gatos e secá-lo com uma toalha ou um secador de cabelo manual. Geralmente os gatos não gostam de água! Normalmente o dono acaba mais molhado que o gato depois do banho!

Se é a primeira vez que tem um gato, irá descobrir o fascinante que são estes pequenos felinos e como é fácil e divertido conviver com eles. Em TiendAnimal irá encontrar tudo o que precisa para desfrutar ao máximo do seu gato e proporcionar-lhe os cuidados adequados. Desde a comida para gatos mais deliciosa e saudável até toda a gama de produtos e acessórios para manter a higiene do seu gato em perfeitas condições.

« Anterior

10 curiosidades que não sabia sobre gatos

Doenças transmitidas pelas pulgas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.