As 12 raças caninas mais raras do mundo

, , ,

Lundehund Norueguês
Tamanho: Pequeno
Origem: Noruega
Lundehund noruego
O seu nome é composto pelo prefixo Lunde, que provem do norueguês lundefugl (papagaio-do-mar), e o sufixo hund, que significa cão. A raça foi desenvolvida para a caça destas aves e dos seus ovos. São cães capazes de virar a cabeça para trás sobre a espinha dorsal e dobrar as patas traseiras para os lados num angulo de 90º, como os braços dos humanos. Além disso, têm seis dedos nas patas.

Lagotto de Romagnolo
Tamanho: Médio
Origem: Itália
Lagotto de romagnolo
O seu nome pode ser traduzido como cão de lago de Romagna. Eram usados para caçar aves aquáticas em lugares pantanosos e também para encontrar trufas. São fáceis de treinar e bons companheiros para a família, pelo seu caráter leal e carinhoso.

Çatalburun
Tamanho: Grande
Origem: Turquia
Çatalburun
O seu nome vem de “çatal”, que significa garfo e “burun” que significa nariz. Também é conhecido como Pointer Turco e não se costuma encontrar fora da Turquia. A forma do seu nariz proporciona-lhes um olfato especial, o que faz dele um extraordinário cão de caça. São independentes, obedientes e fiéis ao seu dono mas não se dão bem com crianças nem com outros animais de estimação.

Bedlington Terrier
Tamanho: Médio
Origem: Inglaterra
Bedlington  Terrier
Esta raça deve o seu nome ao povo mineiro de Bedlington, no nordeste de Inglaterra. Eram criados para caçar vermes nas minas, depois foram utilizados para a caça, para as corridas, lutas de cães, exposições caninas e como cães de companhia. E uma raça que convive muito bem com crianças devido ao seu carater brincalhão e alegre, ainda que seja um pouco nervoso e teimoso.

Mastim Napolitano
Tamanho: Grande
Origem: Itália
Mastin napolitano
A palavra Mastín provém do latim massivus, que significa maciço. São uns animais muito valentes, que resistem muito bem à dor física. Na antiguidade eram treinados para lutar contra leões, ursos, tigres e gladiadores. Também era um cão criado para a guerra. São excelentes “cães de guarda. Se são treinados desde pequenos, podem ser cães de companhia devido ao seu carater silencioso, equilibrado e afetuoso.

Cão sem pelo do Perú
Tamanho: Vários
Origem: Perú
Cão sem pelo do Perú
São cães extrovertidos e obedientes. A temperatura do seu corpo tem mais três graus que a dos seres humanos, já que a sua falta de pelo obriga a aumentar a sua temperatura corporal.
São classificados como cães primitivos e reconhecidos como raça pura. A natureza os fez tal e qual como são agora, não mudaram as suas caraterísticas ao longo de milhares de anos.
Existem três variedades segundo o seu tamanho : pequeno: de 25 a 40 cm; médio: de 40 a 50 cm e grande: de 50 a 65 cm. Esta raça de cão foi reconhecida oficialmente como património nacional do Perú.

Pastor Bergamasco
Tamanho: Grande
Origem: Não se sabe ao certo, mas acredita-se que é proveniente dos Alpes italianos.
Pastor Bergamasco
São inteligentes, atentos e têm uma grande capacidade de concentração. Têm um temperamento estável e paciente, por isso são excelentes cães para várias funções. São habitualmente utilizados utilizados como cães de pastoreio e na vigilância de rebanhos.

Affenpinscher
Tamanho: Pequeno
Origem: Alemanha
Affenpinscher
O seu nome vem do alemão: Aff, que significa macaco. Há 50 anos acreditava-se que estes cães eram produto do cruzamento entre um macaco e um Pinscher. São muito bons cães de guarda e, tal como acontece com os Terriers, são exímios caçadores de coelhos. São muito carinhosos e ativos e adaptam-se muito bem ao ambiente familiar.

Cão de Crista Chinês
Origem: China
Tamanho: Médio
Cão de crista chinês
Existem duas variedades em função do pelo : os que têm o corpo todo coberto de pelo e os que só têm pelo na parte inferior das patas e na ponta da cauda.

Löwchen (Pequeno Cão Leão)
Tamanho: Pequeno
Origem: Alemanha
Löwchen
O Löwchen (pequeno leão) houve uma altura em que foi reconhecido como “cão mais raro” do mundo. Atualmente há menos de cem registos novos por ano. São cães amigáveis, alegres, ativos, brincalhões e muito inteligentes.

Xoloitzcuintle
Tamanho: Vários
Origem: México
Xoloitzcuintle
Também conhecido como cão pelado mexicano ou cão azteca. Os médios e pequenos são bons como cães de guarda e cães de companhia. Destacam-se pela sua inteligência, resistência e o seu caráter amigável. Costumam ser muito desportistas, bons vigilantes e tranquilos.

Deixe-nos o seu comentário caso conheça alguma raça de cão tão rara como estas!

« Anterior

Parvovírus

Cálculos urinários em cães e gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.