Vacinas obrigatórias para cães e gatos dependendo para onde fores viajar

, , ,

No entanto, antes de viajar com o teu animal de estimação deves saber quais vacinas são obrigatórias para cães e gatos nestas situações.

A normativa de vacinas de cães e gatos nos países dentro da União Europeia é bastante clara: para viajar pela UE é necessária uma vacinação válida contra a raiva, além de outros requisitos, como o microchip. Está proibido viajar com o seu cão ou o seu gato sem a devida vacinação nestes países. Também deves saber que se o teu animal de estimação for menor de 12 semanas não poderás viajar com ele.

Se fores viajar a outros países fora da UE, como para USA, por exemplo, o teu gato ou cão também deverá ser vacinado contra a raiva. De qualquer forma, o melhor é que te informes adequadamente sobre as normas do país ao qual vais viajar.

Procedimento de vacinação obrigatória para gatos e cães se fores viajar

Vamos ver qual é o procedimento a seguir sobre a vacinação da raiva. Toma nota dos requisitos que deves seguir de forma geral e lembra-te de consultar sempre com o teu veterinário antes da tua viagem, já que ele, melhor do que ninguém, poderá explicar-te quais são os requisitos exatos.

  1. Após a vacina, deverás esperar 21 dias antes de viajar com o teu cão ou gato.
  2. Umas vez passados os 30 dias da vacinação e antes de viajar, para ir a alguns destinos, é necessário tomar uma amostra de sangue ao teu animal de estimação e analisar os anticorpos.
  3. Se não cumpres esta normativa o teu animal de estimação pode ficar retido e colocado de quarentena, pelo risco para a saúde que supõe em pessoas e animais. Além disso, não voltarás para casa sem a tua determinada sanção.

É possível viajar com o teu animal de estimação sem vacinar quando tiver menos do que 12 semanas para alguns países, mas aconselhamos-te que te informes devidamente antes.

Como podes ver, é necessário preparar a viagem com certa antecedência, de modo que alguns meses antes de viajar deverás por as mãos a obra para que o teu animal de estimação esteja pronto para viajar.

Não te esqueças de ter a certeza, antes de sair, de contar com a devida sujeição para o animal durante a viagem, ou uma caixa de transporte apropriada segundo o seu peso e tamanho. Dá uma olhadela na web de Tiendanimal, dispomos de um amplo catálogo destes artigos e, de certeza encontras o que estavas a procura! Nunca está demais consultar ao veterinário sobre o que é mais conveniente, ou não, para o teu animal de estimação, principalmente se a viagem for longa. E se tiver menos do que oito semanas, aconselhámos-te a não fazê-lo, não é conveniente ao ser tão pequeno.

Além da vacina da raiva, existem alguns outros tratamentos que deves dar ao teu animal de estimação para viajar pela União Europeia, como a desparasitação interna.

Já viajaste com o teu animal de estimação por dentro ou for da União Europeia? Recomendaram-te alguma outra vacina para além da vacina da raiva? A tua experiência neste tema pode ser de utilidade para outros leitores que também estejam a pensar em viajar com o seu animal de estimação nestas férias, não duvides em partilhar connosco a tua experiência.

« Anterior

O meu cão come as suas fezes: tratamento para a coprofagia canina

Os gatos e os doces

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.