O meu cão come as suas fezes: tratamento para a coprofagia canina

,

A coprofagia canina trata-se da ingestão das fezes próprias dos animais de estimação ou as de outros cães. Nos cachorros às vezes dão-se estes casos, já que ao não controlar bem os esfíncteres preocupam-se pela reação dos seus donos, por medo de serem castigados tentam que os excrementos deixados em lugares inapropriados desapareçam, comendo-os eles mesmos. Mas também pode acontecer em cães adultos por diferentes causas, como por problemas psicológicos como o stress ou a angustia pela separação, ou por problemas de saúde como a falta de nutrientes ou dificuldades no pâncreas.

Perante esta situação, os donos podem sentir rejeição ou surpresa, é importante saber porque acontece a coprofagia em cães, entender as causas e saber atuar se ocorre de forma recorrente, já que ao comer fezes alheias podem contrair parasitas intestinais e prejudicar a sua saúde. Mas a coprofagia não é um comportamento único dos cães, este hábito também acontece em outros animais como os lobos, chacais ou raposas.

Por é que o meu cão come as suas fezes

O cão adulto que come as fezes, tantos as próprias como as alheias, pode realizá-lo por diferentes razões:

  • Potencializar a comunicação olfativa. O sentido do olfato nos cães é o mais importante para relacionar-se e nas fezes encontram-se potentes feromónios. Ao comer as fezes conseguem cheirar melhor a cão, e isso é do seu agrado.
  • Problemas de comportamento. Perante situações de stress, como a ansiedade pela separação ou pela solidão, ou por uma maior necessidade de atenção, o teu cão pode desenvolver esta má prática.
  • Falta de nutrientes. Se tiver algum problema no pâncreas que não o deixa assimilar corretamente os nutrientes da comida, por exemplo, é provável que o seu cão procure e compense esta carência nos seus excrementos.
  • Cheiro e sabor agradável. Algumas fezes, como as dos humanos e de alguns animais herbívoros, costumam ser apetecíveis para os cães e encontram nelas um alto conteúdo de proteínas.
  • Manter limpo o espaço do parto.  Uma cadela fêmea que acaba de parir os seus cachorros pode vir a comer as fezes para manter desta maneira um espaço limpo para as suas crias e afastado de possíveis depredadores que podem chegar às suas crias pelo cheiro dos excrementos.

Tratamento para a coprofagia em cães

Uma vez que já sabes a causa pela qual o teu cão come as suas fezes é mais fácil colocar um tratamento para a coprofagia. Lembra-te de que o primeiro é sempre consultar com um especialista para que possa analisar a situação e indicar-te como remediar esta situação. É importante saber se tem alguma doença, se acontece por problemas psicológicos ou simplesmente porque se sente atraído pelas fezes.

Uma forma simples de evitar a coprofagia é recolher imediatamente as fezes e limpar o lugar, desta maneira não poderá comê-las. E sempre usar o reforço positivo, não castigá-lo se come as fezes, pois desta maneira consegue a atenção que procurava.

No caso de que o teu animal de estimação se sinta angustiado pela separação, poderás evitar o hábito de comer fezes se te organizares de forma que não fique em casa sozinho, ou pelo que seja o menor tempo possível. E oferece-lhe brinquedos atrativos, como os dispensadores de comida, para que fique entretido e liberte o stress nesses momentos de solidão.

Se o seu comportamento deve-se a problemas de saúde como o padecimento de uma infecção pancreática, a qual não lhe permite assimilar corretamente os nutrientes da comida, é possível que o teu animal de estimação esteja a procurar nas suas fezes mais nutrientes para o seu organismo. Perante esta situação deves ir ao veterinário para que ele coloque um tratamento que melhore a saúde e garanta que a dieta que lhe das ao teu cão é a correta.

É muito importante que o teu animal de estimação se alimente corretamente para poder levar uma vida cheia de energia, saudável e feliz. Algumas rações são de baixa qualidade e tem falta de fibra ou estão pouco equilibradas, por isso, desde Tiendanimal te recomendamos a ração Criadores, uma comida saudável e de qualidade que satisfaz as necessidades nutricionais dos cães e ajude ao seu bem-estar e saúde.


O teu cão come as fezes? Sabes o motivo pelo qual as come? Achas que anda stressado ou fica muito triste quando não estás em casa? Leva uma dieta rica em nutrientes que lhe oferecem saúde ao seu organismo? Partilha a tua experiência, de certeza que algum dono, e o seu cão, vão agradecê-lo.

« Anterior

Dieta Yum e dieta Barf para cães e gatos, o que é?

Vacinas obrigatórias para cães e gatos dependendo para onde fores viajar

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.