As lâminas mais utilizadas no cabeleireiro canino

Se decidiu por as mãos à obra, poupará muito mais dinheiro a longo prazo, sobretudo se tem mais que um cão. Além disso, há quem desfrute deste momento com o seu animal de estimação e consiga fazer uns cortes espetaculares. Com este post queremos ajudá-lo a conhecer os diferentes tipos de lâminas que existem no mercado e para que sevem cada uma delas.

Tipos de lâminas de aparadores de pelo para cães:

  • Lâmina Nº 50: para um corte de 0,4 mm. Deixa a pele nua, sem pelo e só se utiliza em cirurgias.
  • Lâmina Nº 40: para um corte de 0,5 mm. Também deixa a pele sem pelo e é a de utilização mais comum em cirurgia, alguns cabeleireiros profissionais usam-na para acabamentos no focinho antes de uma exposição, mas não a recomendamos para cabeleireiro de outro tipo. É muito útil para cortes médicos, caso haja necessidade de rapar alguma parte do corpo para chegar a uma ferida ou dermatite e facilitar o tratamento com cremes e champôs.  
  • Lâmina Nº 30: para um corte de 0,75 mm. O seu uso é similar à anterior, mas deixa um corte um pouquinho mais comprido, mas mesmo assim com menos de 1 mm. Só se recomenda para acabamentos profissionais de exposição, mas requer uma mão experiente pois pode dar lugar a um corte excessivo de pelo.
  • Lâmina Nº 10: para um corte de 1,6 mm. Geralmente as máquinas trazem esta lâmina de fábrica, pois é muito utilizada em cabeleireiro. Utiliza-se para uma tosquia completa de beleza, não cirúrgica. Deixa uma capa de pelo muito curta, mas sem rapar completamente como a lâmina nº50.
  • Lâmina Nº 8,5: para um corte de 2,8 mm. É ideal para cães de pelo duro como os Terriers.
  • Lâmina Nº 7 e 7F: para um corte de 3,2 mm. Esta é a lâmina ideal para um corte doméstico. É muito prática porque permite fazer quase todos os cortes, e também os acabamentos. O comprimento de pelo que fica é bastante seguro para cabeleireiros sem experiência e o animal fica muito bonito. A 7F usa-se quando o pelo não tem nós, mas se o pelo estiver embaraçado, a 7 tem uma melhor penetração.
  • Lâmina Nº 5 e 5F: para um corte de 6,3 mm. Deixa o pelo um pouco mais comprido, mas pode-se utilizar da mesma maneira que a anterior. Não é a melhor para cortes de cães de raça porque os acabamentos do focinho e das orelhas ficam demasiado compridos, mas se quiser um corte de pelo que lhe facilite a escovagem, esta é a lâmina adequada. Neste caso a 5 também tem melhor penetração no pelo.
  • Lâmina Nº 4 e 4F: para um corte de 9 mm. É a mais adequada para cortar o pelo dos poodles.
  • Lâmina Nº 3: para um corte de 13 mm. Usa-se apenas para deixar um corte tipo cachorro ou « urso de peluche », com uma boa performance. Não permite fazer acabamentos mais curtos no focinho e ao deixar o pelo mais comprido requer retoques frequentes.

Se para começar não quer comprar mais de uma lâmina e necessita de cortar o pelo de vários comprimentos, convém escolher uma de corte baixo (como a Nº 10) e combiná-la com uns calces. Estes pés com diferentes grossuras encaixam-se debaixo da lâmina e permitem fazer cortes de vários comprimentos. São perfeitos para praticar até ganhar experiência e ver qual é o comprimento que mais gosta de ver ao seu cão.

Lembre-se que, para aumentar a durabilidade das lâminas, deve limpá-las muito bem depois de cada utilização com um pente adequado e comprar também um bom lubrificante. 

« Anterior

Conselhos para escolher um aparador de pelo para cães

Manutenção das lâminas para aparadores de pelo

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.