Manutenção das lâminas para aparadores de pelo

,

Como limpar a cabeça de corte de um aparador de pelo para animais de estimação

E muito importante que a cabeça de corte funcione perfeitamente e deslize sem fricção. Senão, o motor da máquina estaria a trabalhar em esforço para movimentar as lâminas, o que iria provocar sobreaquecimento e a avaria do aparador. O motivo principal para as lâminas perderem o fio é a falta de limpeza e lubrificação. Por isso, caso tenha os cuidados necessários poderá mantê-las como no primeiro dia.

Para conservar o fio das cabeças de corte, o pelo do seu cão deve estar bem limpo, seco e desembaraçado antes de iniciar o corte. Cada vez que termine de utilizar a máquina deve perder mais uns minutos a limpar bem a lâmina. Se tem um secador de pelo potente, pode usá-lo para tirar o pelo mais superficial. Depois, pode utilizar uma escova de cerdas duras ou um escovilhão que permita alcançar todos os cantos onde se possam ter depositado pelos.

Como limpar as lâminas do seu aparador de pelo para animais de estimação

Se olhar para a lâmina, verá que tem uma parte grande que se encaixa ao aparador e outra peça com dentes afiados que desliza de um lado ao outro para cortar o pelo. Deslize o pente totalmente para um lado sem o tirar por completo e limpe bem as duas faces. Aí também se costuma acumular um depósito avermelhado ou preto formado por gordura e caspa do cão. Devemos retirar esse resíduo cada vez que usamos a máquina, pois com o tempo fica mais duro e depois torna-se impossível retirá–lo. Depois, coloque a lâmina mergulhada num produto de limpeza para lâminas. Pode deixá-la várias horas e também pô-la a funcionar dentro de água, com muito cuidado, para não molhar nenhuma parte elétrica do aparador.

Lubrificação e refrigeração dos aparadores de pelo para animais de estimação

Depois de retirar todos os pelos e de lavar a lâmina, deverá secá-la totalmente e aplicar óleo lubrificante para garantir que a cabeça de corte desliza sem fricções. Coloque duas ou três gotas entre o pente e a cabeça de corte e ponha-a a funcionar uns segundos para que se distribua bem. Não é recomendável que lubrifique a lâmina sem antes tirar os pelos, porque estes absorvem o óleo antes que ele chegue ao metal.

Outro produto bastante utilizado é o refrigerante em spray. A forma correta de usá-lo é aplicar um pouco na parte de atrás da lâmina, não nos dentes, para que arrefeça durante uma utilização prolongada. Muitos aplicam-no sobre o fio para humedecê-lo um pouco e continuar a trabalhar. Isto pode fazer-se, mas é muito importante lavá-lo bem depois, pois o refrigerante contém dissolventes que podem danificar a cobertura antioxidante e também faz com que o pelo se agarre mais e forme uma camada espessa.


Siga estes passos, cuidadosamente, e não terá que afiar as lâminas durante muito tempo. Terão uma duração muito mais longa e assim poupará dinheiro ! E lembre-se que em TiendAnimal encontrará, tanto os melhores aparadores de pelo para animais de estimação, como as suas lâminas intercambiáveis, e tudo o que precisa para garantir um bom funcionamento e durabilidade.

« Anterior

As lâminas mais utilizadas no cabeleireiro canino

8 Razões para desfrutar do Natal com o teu animal

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.