O que comem os cavalos?

Antes de saber o que comem os cavalos devemos saber que são herbívoros, a sua dieta baseia-se em plantas, especialmente de pastagem. As suas mandíbulas estão preparadas para mastigar erva, flores e frutos. Apesar do seu grande tamanho, têm um estômago muito pequeno e um sistema digestivo delicado, portanto não podem comer muita quantidade de comida de uma só vez. Concretamente, um cavalo adulto precisa 2-2,5% do seu pelo em alimento e ao redor de 40 litros de água por dia.

A alimentação do cavalo varia em função de se está em liberdade ou se é doméstico. Os cavalos selvagens alimentam-se principalmente da erva que encontram nos prados. Em cativeiro, entretanto, costumam ter uma dieta mais variada; costumam consumir uma ração específica para eles e alimentos como a alfafa, o milho, a aveia, a curgete, as cenouras e as maçãs.

Quais alimentos comem os cavalos?

O sistema digestivo dos cavalos precisa de uma alta quantidade de fibra, por isso alimentam-se principalmente de erva, forragem, feno e palha. Mas na sua dieta também podem incorporar-se os cereais, as frutas e os legumes.

Alimentação do cavalo

Na natureza, o cavalo passa mais da metade do dia a comer (ao redor de 16 horas), por isso devemos dividir a sua ração em várias porções pequenas por dia, deixando duas horas entre uma e outra. Quantas mais porções, melhor. Caso contrário, podem sofrer com cólicas. Depois de comer, tem que descansar pelo menos uma hora para realizar corretamente a digestão.

Erva

O pasto é a sua dieta natural, é o que comem os cavalos quando estão em liberdade. Proporciona a maior parte dos nutrientes que precisam para manter a sua saúde em perfeito estado, portanto, sempre que for possível, é a melhor opção.

Feno

O feno costuma ser o alimento que substitui a erva nos cavalos domésticos. É um conjunto de ervas muito nutritivas que se cortam e secam para poder armazenar e administrar facilmente. As mais comuns são timótio, espadena e alfafa. O feno é a opção mais recomendada quando um cavalo não tem a possibilidade de pastar.

É necessário sempre comprovar o feno antes de oferecer ao teu equino. Primeiro, deves ter a certeza de que se trata de um feno de boa qualidade e, uma vez comprado, observa que seja fresco, que não tenha humidade nem mofo. Também deve estar livre de pó.

Grãos

Podes dar uma pequena quantidade de cereais como o milho, a aveia e a cevada.

Frutas e verduras que comem os cavalos

Podes oferecer, de vez em quando, estes alimentos como forma de prémio ou guloseima. As melhores frutas para cavalos são as maçãs, os morangos, as peras, a melancia, a banana e a laranja. Com relação aos legumes, podes oferecer curgetes, abóbora, aipo, cenouras, beterraba, nabo…

Estas não devem formar parte da sua dieta diária, mas podes oferecê-la vários dias na semana.

Sal e minerais

Além de todos estes alimentos, os cavalos também precisam de uma mistura de concentrado a modo de suplemento para que a sua nutrição seja completa. O sal tem sódio e cloreto, dois componentes que os cavalos perdem com o suor ao realizar exercício. Podes oferecer sal em forma de blocos ou solta. As vitaminas apenas devem ser administradas se assim o indicar o veterinário, em caso de déficit.

Alimentos comerciais

Rações em forma de mistura ou pellets que proporcionam todos os nutrientes que precisam para uma dieta equilibrada. Garante que seja de boa qualidade e que aportem um nível adequado de proteínas, fibra, vitaminas, minerais e aminoácidos.

Agora que já sabes o que comem os cavalos deves saber também quais alimentos não estão recomendados na sua dieta. Estes são o farelo de trigo e de arroz, por exemplo. Podes dar em pequenas quantidades, mas é melhor evitá-los porque podem provocar um desequilíbrio de minerais. Por outro lado, também é melhor evitar a relva, pois pode ter alguma planta tóxica. Tampouco convém abusar da alfafa nem dos cereais.

E tu? Como alimentas o teu cavalo?

« Anterior

O que comem os porcos?

O que comem as galinhas?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.