Os gatos e os seus donos: como muda a relação se o gato é macho ou fêmea

Como todos os animais, cada gato é único e diferente, assim como a sua personalidade também é. No caso dos gatos de raça, por exemplo, cada uma tem o seu determinado feitio, mas no geral, os gatos costumam ser bastante independentes, um pouco territoriais, muito limpos e bastante especiais.

A personalidade deste animal pode ser muito diferente dependendo de se for um macho ou uma fêmea. Por isso, aconselhamos-te que antes de adotar um gato te informes devidamente, pode mudar muito a relação! Assim poderás decidir qual é a opção que melhor se adapta à tua situação.

Gatos e donos se o gato é macho

Os gatos machos costumam ser mais independentes do que as fêmeas. Gostam de dedicar o seu tempo a si mesmo, e desfrutar da sua solidão durante horas. Mas isto não quer dizer que não sejam carinhosos, muito pelo contrário! Os machos são muito carinhosos, ainda tens de saber que de tempos em tempos precisam afastar-se um bocado do seu dono.

Os machos são muito brincalhões e não param quietos, então se tu és uma pessoa muito ativa vão combinar muito bem. As suas brincadeiras preferidas são as de caçar, apanhar coisas com as suas patas para dar-lhes mordidelas e passear pelo “seu território”.

Outra particularidade nos machos é a sua atitude sexual. Um gato que não esteja castrado terá como prioridade as suas necessidades sexuais, pelo que pode chegar a ter um comportamento realmente desconfortável. Estará mais irritável e inquieto, e até pode que fique com falta de apetite e de sono. Deixará de ter vontade de brincar e se mostrará menos carinhos com o seu dono. Se não queres que o teu animal de estimação tenha filhotes, o mais aconselhável é esterilizá-lo, tanto pelo bem-estar dele como pelo teu.

Gatos e donos se a gata é fêmea

As fêmeas costumam ser mais carinhosas do que os machos, além de mais atentas. São bastante sociáveis com as pessoas, mas não se aproximam de outros gatos a não ser que seja realmente necessário.

As gatas dedicam mais tempo aos seus donos, mas também são muito mais ciumentas e protetoras, principalmente quando iniciam a relação com o seu novo dono. Quando percebem uma mudança de ambiente sentem-se ameaçadas, têm medo de abandonar o entorno conhecido e seguro. Depois de ter passado esta primeira fase de desconfiança, o afeto que sentem pelo dono aumentará rapidamente.

Se és uma pessoa tranquila vais gostar de saber que as gatas adoram estar deitadas junto ao dono. É o animal de estimação ideal para acompanhar-te nestes dias nos que apenas queres estar no sofá sem fazer nada. Acontece que as gatas são muito familiares e muito menos ativas do que os machos.

A esterilização também é recomendável no caso das fêmeas se não desejas que o teu animal tenha descendência. Assim como acontece com os machos, as fêmeas também sofrem a ansiedade de não poder acasalar durante o cio, e perceberás logo porque mostrará desconforto e se queixará frequentemente. Além de poupar-lhe esses incómodos à tua gata, com a esterilização a protegerás frente a quistos de ovários e outros problemas graves de saúde.

Lembra-te que cada gato é único e especial, e que isto são apenas generalidades. O género ao qual pertencem não é determinante, e além disso, há outros fatores que influenciam na sua personalidade, como a educação recebida ou o carinho e atenção que o seu dono lhe dedique.

O teu gato é macho ou fêmea? Identificas o seu comportamento despois destas explicações? Como é a sua personalidade? Partilha a tua experiência e a forma de conviver com estes felinos tão especiais.

« Anterior

Plantas para gatos: 10 plantas que o teu felino vai adorar

Primeiros socorros para gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.