Comemora o Dia Internacional do Gato!

,

Feliz dia do gato! De todas as celebrações que celebramos ao longo do ano, não podia faltar uma dedicada a estes adorados felinos. O objetivo deste dia tão especial é a sensibilização para a importância dos gatos e para os cuidados que estes requerem.

Os gatos são a melhor companhia que se poderia desejar. O seu carácter independente e inteligente torna-os ainda mais especiais e únicos. Conseguem sempre encantar os seus proprietários com os seus movimentos elegantes e lúdicos e o seu olhar intenso – não poderíamos viver sem eles!

Dia do Gato: Quando é comemorado?

Mas porque é que se celebra o dia do gato a 20 de fevereiro? Bem, temos de agradecer ao Socks, o gato adotado pela filha de Bill Clinton. Este felino teve uma grande presença mediática na Casa Branca e era muito famoso e apreciado internacionalmente.Após a morte deste amado gato por cancro a 20 de fevereiro, as redes sociais decidiram dedicar este dia a todos os gatos do mundo, decretando a data como Dia Internacional do Gato.

Sabia que existem mesmo duas outras datas no calendário em que se comemora um dia especial para este animal? Para além de 20 de fevereiro, celebra-se também o Dia Internacional do Gato a 8 de agosto e 29 de outubro.

Celebre estes dias em honra do Socks e de todos os gatos do mundo, dando ao seu gato o melhor dia da sua vida. Mime-o, brinque com ele e dê-lhe toda a sua atenção. Ele está sempre presente quando se precisa dele e merece uma grande celebração.

Dia do Gato: Quando é comemorado?

Porque se celebra o Dia Internacional do Gato três vezes por ano?

três razões diferentes para que o Dia Internacional do Gato seja celebrado em datas diferentes. 20 de fevereiro, como mencionado acima, presta homenagem ao gato do ex-presidente dos EUA Bill Clinton, mas para que são as outras datas?

O 8 de agosto foi escolhido como o dia para celebrar desde que o Fórum Internacional para o Bem-Estar Animal decidiu fazê-lo em 2002. Este dia foi escolhido porque coincide com a época no hemisfério norte do planeta em que a fertilidade destes animais está no seu auge. É também uma data para sensibilizar para a importância da esterilização a fim de evitar ninhadas indesejadas ou superpopulação de comunidades de gatos vadios.

A outra data restante, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Gato nos Estados Unidos, uma data proposta pela ativista Colleen Paige para encorajar e sensibilizar para a adoção de gatos vadios.

Porquê celebrar o Dia Mundial do Gato?

Quer seja para prestar homenagem ao Socks, para lutar contra o abandono dos gatos, para encorajar a adoção destes e de outros animais ou simplesmente para ter uma desculpa para amar ainda mais o seu gato, as razões para celebrar estes dias são incontáveis.

Qualquer que seja a sua escolha, mostre ao seu gato o quanto o ama, partilhando algumas atividades para celebrar o seu dia. Desde recompensá-lo com algumas guloseimas ou petiscos a trocar a sua comida seca por uma lata de comida húmida para o dia. Faça tudo para lhe mostrar que, mesmo sendo o seu dono, ele será o seu melhor amigo e não hesitará em mimá-lo como ele merece.

Se há muito tempo que pretende adotar outro gato, esta é uma boa oportunidade para o fazer. Tenha em mente que os gatos sem raça são o tipo mais comum de gato que pode encontrar nos abrigos, bem como gatos de diferentes idades. Se não tem muita ideia sobre adoções ou se se esqueceu, leia a nossa publicação “Como adotar passo a passo“.

Celebre o Dia Internacional do Gato numa data que lhe agrade – ou mesmo nos três dias! E mostre ao seu gato o quanto o ama e o quanto podem celebrar juntos. Ele não fará ideia do que está a celebrar nem porquê, mas com certeza vai adorar toda a atenção!

O que oferecer ao seu animal de estimação no Dia do Gato?

O Dia Internacional do Gato é a desculpa perfeita para inundar o seu fiel companheiro com presentes e mimá-lo em excesso. Pode comprar-lhe um novo arranhador para que possa afiar as unhas, substituir a sua cama velha por uma nova, mais moderna e confortável, e comprar-lhe um brinquedo que o mantenha entretido durante horas, ou alguns petiscos saborosos.

O seu gato vai adorar receber as suas guloseimas favoritas e vocês vai gostar de ver como ele fica feliz! É muito fácil manter o seu gato feliz durante horas, dias ou mesmo meses!

Na Tiendanimal temos uma grande variedade de presentes para homenagear o seu gato neste dia especial. Pode escolher entre diferentes brinquedos para gatos (bolas, ratos de brincar, túneis, bastões, peluches, brinquedos interativos…), snacks sabrosos e nutritivos (barras, snacks, maltes…) e muitos outros complementos. Qual é o presente perfeito para o seu gato?

Se não souber o que lhe oferecer em qualquer um destes três dias especiais pergunte-nos através do nosso website ou numa das nossas lojas físicas, iremos aconselhá-lo com grandes ideias para honrar o seu melhor amigo. Do que está à espera para mima-lo tal como ele merece?

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Perguntas frequentes sobre o que comem os porquinhos-da-índia

Fases do crescimento de um cão (0 meses a 12 meses)

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.