Qual lagarto escolher como animal de estimação?

,

Para decidir qual lagarto comprar deves ter em conta fatores como quanto espaço físico precisará para viver quando crescer, se requer iluminação especial, se vais ter que equipar o seu terrário com calefação e um higrômetro, se convém que more sozinho ou em grupo, com o que deves alimentá-lo, quanto dinheiro vais precisar para equipar o terrário corretamente, se há algum veterinário perto que possa atendê-lo, quem o cuidará quando estiveres ausente, etc.

Geralmente os lagartos não são caros, mas não ocorre o mesmo com os seus equipamentos. Não confies cegamente no que o vendedor falar sobre os cuidados, investiga sempre em fontes confiáveis primeiro. Considera que uma pequena iguana pode se transformar em um lagarto de mais de 1 metro que precisará de muitíssimo espaço e tempo da tua parte.

Se é a tua primeira experiência com um lagarto podes começar com um gecko leopardo (Lagartixa-leopardo). Estes são muito populares, pois são pequenos, fáceis de manusear, não requerem um terrário grande nem iluminação UVB/UVA. Os dragões barbudos são outra espécie recomendada para manter em cativeiro com relativa facilidade, mas requerem um terrário grande com radiação solar artificial. Mesmo os anolis, que são lagartos econômicos e comuns  precisam de um investimento considerável para equipá-los corretamente.

As seguintes espécies são boas para principiantes, sempre que estiveres disposto a gastar algum dinheiro para criar um bom ambiente para eles:

  • Leopardo gecko
  • Dragão barbudo – Cuidado com os dragões barbudos
  • Escinco-de-língua-azul
  • Anolis verde
  • Outros geckos: os geckos de rabo grosso, a lagartixa-tokay e o gecko terrestre de Madagascar são menos comuns, mas também simples para principiantes. Os geckos diurnos são um pouco mais complicados.

Uma vez que tiveres um pouco mais de experiência podes considerar outros lagartos de manuseio mais difícil. Estes requerem um ambiente mais elaborado ou de tamanho maior. Os mais populares nesta categoria são as iguanas. Elas podem ser excelentes animais de estimação, mas requerem muito mais espaço e cuidados dos que os donos possam imaginar quando as adquirem.

Aqui temos uma pequena lista das espécies com maior grau de dificuldade na sua manutenção:

  • Iguanas
  • Camaleão
  • Geckos diurnos
  • Teiú-comum
  • Varanos-das-savanas
« Anterior

10 bons motivos para ter um cão

Insuficiência renal crônica

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.