Benefícios de ter cães e crianças em casa

,

Ter um cão significa aprender valores como o respeito, saber cuidar do outro, não causar danos, aprender a querer e a ser querido, etc. Isto ajuda ao desenvolvimento da autoestima das crianças e a melhorar as habilidades sociais com outras pessoas. Além disso, conviver com cães ajuda a fortalecer o sistema imunitário.

Os mais pequenos da casa têm de ser conscientes de que os cães são seres vivos que precisam de carinho, de atenção, sair à rua e fazer exercício, além de receberem os cuidados fundamentais de higiene e alimentação. As crianças adquirem responsabilidade e rotinas que lhes ajudam a serem organizados, a se sentirem seguros e autônomos.

Jogos interativos para cães e crianças em casa

Um cão em casa enche o lar de alegria, carinho e diversão. Há muitas atividades que podem ser partilhadas por cães e miúdos e desfrutar juntos do lazer em casa. Queres saber quais são? Aqui deixamos algumas ideias.

  • Cozinhar
    Os miúdos vão adorar fazer bolachas para os seus amigos peludos! Vais ver como desfrutam a cozinhar, oferecendo-as depois ao melhor amigo deles.
  • Esconde-esconde
    Sim, ouviste bem. Os cães gostam muito das brincadeiras de procurar e encontrar e, que coisa melhor que encontrar ao dono detrás de uma porta?
  • Leituras
    O cão é um leal companheiro que ouve sem interromper e se aconchega ao teu lado. As crianças desfrutarão ainda mais com os contos se tiverem este apreciado animal de estimação como companhia.
  • Jogos com obstáculos
    Túneis, rampas, cordas… O quarto pode tornar-se num autêntico cenário de aventuras! Prepara uma série de obstáculos para que os cães e os miúdos possam agachar-se, arrastar-se, escalar, etc.

Partilhar tempo em casa ao lado dos nossos animais de estimação ajuda os miúdos a serem mais responsáveis, a reduzir o stress, a favorecer o bem-estar psicológico, ao desenvolvimento psicomotor e um sem-fim de benefícios. Observa com os teus filhos! Se vocês não têm um cão ainda, de certeza que esta leitura vai incentivar a tê-lo na vossa vida.

« Anterior

O que fazer quando encontramos animais abandonados?

De qual música os gatos gostam?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.