Por que é que os cães comem erva

, , ,

É muito normal que os lobos (os ancestrais dos cães) também comam plantas. Um estudo da revista científica WebMD afirma que 80% dos cães ingere erva.

A pergunta que de certeza estás a pensar é: por que é que o meu cão come erva? Existem diferentes motivos para esta prática, alguns podem ser nocivos, mas outros são totalmente normais e não te deves preocupar. A seguir, contamos-te os porquês de que o teu cão coma erva para que possas identificar esta conduta e saber qual é a razão de que ingira erva e outras plantas verdes que se encontram na natureza.

  • Dor de estômago. Se o teu cão tem más digestões ou algo lhe caiu mal, é provável que coma erva para se provocar o vômito e limpar desta forma o estômago. Fá-lo-á também se, por acidente, comeu um corpo estranho como uma bola ou uma pedra. É a forma que têm de expulsar o que têm no estômago que lhes faz mal para sentirem-se melhor. A relva é uma substância irritante que provoca espessamento da parede digestiva e aumenta a secreção, pelo que finalmente vomita.
  • Incorporar nutrientes e minerais à dieta. A erva aporta fibra, ingrediente muito efetivo para conseguir boas digestões. Não significa que na dieta diária faltem nutrientes ou que não seja completa e equilibrada, simplesmente, os cães procuram erva como instinto natural de sobrevivência.
  • Hábito evolutivo. Comer erva é um hábito herdado dos lobos, os ancestrais dos cães. Incorporam relva à alimentação porque estão a evoluir, é uma forma de acrescentar fibra e nutrientes à dieta diária como um simples hábito alimentar.

Estes três motivos são os mais comuns, ainda que também haja outros como, por exemplo, quando a erva tem gotas de chuva aproveitam para ingeri-la e sentir a sensação de frescor na boca.

Se o teu cão come erva por afeição de vez em quando e não vomita, não te deves preocupar nem repreender esta conduta, embora tenhas de estar alerta para te assegurares de que não ingere plantas nocivas para a sua saúde. Toma precauções e evita que coma relva que tenha sido fumigada com pesticidas. Porém, se o teu cão procura continuamente erva (e não outras plantas) para se provocar o vômito, consulta com o teu veterinário, já que é provável que algo lhe tenha caído mal e é por isso que as digestões não sejam boas e procure a forma de expulsar o que tem no estômago e aliviar a dor.

Por que é que os cães comem erva e vomitam-na

Como explicamos anteriormente, os cães comem erva e depois vomitam-na para limpar o estômago de substâncias prejudiciais, quer seja porque algo lhe caiu mal e não consegue digerir bem, quer seja a digestão de um objeto estranho que lhe provoca desconforto. Para estes animais, comer erva é a forma natural que têm de autoproduzir o vômito e assim aliviar a dor ou o mal-estar que sentem.

É algo natural do que não nos devemos preocupar se acontecer de vez em quando e o cão está saudável. Assim que ele vomitar temos de observá-lo para nos assegurarmos de que expulsa sem problemas o conteúdo do estômago, que não se engasga com nada.

Se observares que o teu animal de estimação procura erva e sempre vomita, dia após dia, é muito provável que tenha alguma dificuldade digestiva ou que a ração diária seja inadequada ou de má qualidade. Neste caso, consulta com o veterinário, ele é o especialista e quem poderá diagnosticar o que se passa e colocar uma solução ao problema. Além disso, se o animal se provocar o vómito continuamente para expulsar um objeto estranho pode agravar ainda mais a dor de estômago, já que pode produzir gastrite.

Alguns expertos indicam que comer erva de forma continuada pode dever-se ao aborrecimento ou a outra conduta mais profunda do caráter do animal que tenha podido passar despercebida para o dono. Também pode ser que não assimile corretamente algum alimento da ração habitual. Por isso, se vires que a prática de ingerir erva é algo muito frequente no teu animal de estimação, será melhor que fales com o veterinário.

O teu cão vomita de forma continuada quando come erva? Come outro tipo de brotos e plantas que encontra na natureza? Gosta de ingerir relva por afeição e não vomita depois? Conta-nos a tua experiência e a conduta que adquires nesses momentos.

« Anterior

O meu gato lambe-se muito, qual é o motivo?

O que fazer quando encontramos animais abandonados?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.