Como construir um bom vínculo com o teu cão

,

O vínculo entre o teu cão e tu é muito mais que o facto de conviverem num mesmo lugar e saírem juntos passear. O vínculo é criar uma união baseada no respeito, a confiança, a amizade e o carinho constituindo a base da vossa relação e entendimento mútuo.

Como criar um bom vínculo com o teu cão?

Criar rotinas: os cães gostam das rotinas, saber o que vai acontecer em cada momento. Desta forma elimina-se a incerteza que pode provocar stress e ansiedade. Estas rotinas (as horas do passeio, a comida, a brincadeira…) ajudam a ter uma melhor comunicação com o cão.

Através da brincadeira: a brincadeira é uma boa forma de ter uma interação direta com o teu cão, em definitiva, de estreitar os vossos laços. Ensina a ter autocontrolo e paciência, além de ser a melhor maneira de colocar desafios mentais ao cão e proporcionar situações novas.

Ser um bom guia: deves transmitir confiança em todo o tipo de situações, principalmente nas de desconhecimento para o cão. Para ser um bom guia é fundamental a educação e o adestramento do cão: ensinar a ir sempre de olho em ti e premiá-lo cada vez que olhar para ti, ensinar a obediência básica como a chamada e ir corretamente da trela e aumentar progressivamente a dificuldade dos exercícios. O adestramento facilita em grande medida a comunicação entre vocês e dá uma base para corrigir problemas de conduta que possa aparecer.

Satisfazer as suas necessidades básicas: deves ser para o cão o seu fornecedor de recursos para satisfazer as suas necessidades básicas – exercício físico, estímulo mental, atenção social, dar alimentos e cuidar da sua saúde. Sempre dentro de umas normas e limites que tu coloques e que deves fazer cumprir para que o cão entenda que tem o que precisa em troca de um bom comportamento.

Ter um bom vínculo com o cão é ter uma relação autêntica

Ricardo Antón. Educador canino.

 

« Anterior

Doenças respiratórias em gatos

Etapas do crescimento do cão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.