Como melhorar a chamada do teu cão

Como melhorar a chamada do teu cão

A chamada é o comando mais importante que o cão tem de aprender, já que em algumas situações previne que o cão corra perigo.

A chamada é o comando mais importante que o cão tem de aprender, já que em algumas situações previne que o cão corra perigo.

Melhora a chamada do teu cão com estas simples regras:

  • O comando “Vem cá” deve sempre significar que vai acontecer algo de bom. Há que pronunciar o comando sempre com um tom alegre, animando o cão a se aproximar de ti para ele obter algo muito bom e valioso (principalmente a tua atenção através da brincadeira e miminhos).
  • Quando chamares o cão, usa um tom de voz otimista, até quando estás em pânico porque o animal se está a aproximar à estrada. Se gritares de forma furiosa ou alarmada, o cão pode ter medo de se aproximar de ti.
  • Se o cão demorar tempo em acudir à chamada, mas finalmente chega ao teu lado, recompensa-o sempre!
  • ¡Não corras atrás do cão! Para muitos cães correr atrás deles é uma brincadeira divertida, pelo que evita tornar a chamada num “brincar à apanhada”. Ao contrário, podes usar o vínculo com o teu cão e chamá-lo enquanto estás a andar na direção contrária.
  • Gere as circunstâncias e atua em consequência. Se o teu cão está num lugar onde sabes que é muito pouco provável que acuda à tua chamada (por exemplo no parque a brincar com os amigos), nem sequer dês o comando. O cão não precisa “ignorar” a chamada. Neste caso simplesmente aproxima-te com calma e prende-o com a trela.

Sem dúvida, o mais importante é criar um vínculo forte com o teu cão para que acuda sempre com alegria e vontade.

Ricardo Antón. Educador de cães.

Aprende muito mais sobre o treino com estes interessantes post.

Deixe um comentário