Doenças do coração: sopro cardíaco

, , , ,

O coração dos cães e dos gatos é muito semelhante ao das pessoas. Tem quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos que estão ligados através de válvulas (mitral no lado esquerdo e tricúspide no lado direito). Por sua vez, cada artéria que sai (aorta e pulmonar) e cada veia que entra no coração (cava e pulmonar) têm a sua própria válvula que regula o fluxo sanguíneo e evita que retroceda no circuito cardiovascular. Quando se ausculta um coração saudável, só se ouvem as batidas. Quando tudo funciona corretamente o fluxo laminar e ordenado não se ouve.

Quando o fluxo de sangue fica desordenado cria uma vibração audível e é a isto que chamamos sopro. Isto acontece quando há alguma obstrução ao fluxo normal, quando a velocidade aumenta muito (como na febre ou taquicardia) ou quando muda a densidade do sangue (como na anemia).

vários tipos de sopros. Uma classificação possível seria a seguinte:

  • Sopros inocentes: são os que se produzem em pacientes saudáveis, sem consequências para o animal. Podem ser permanentes ou temporais e geralmente são suaves. Alguns exemplos são os que se ouvem às vezes em cachorros ou em cães com tórax profundo e magro.
  • Sopros funcionais: estes sopros produzem-se por uma alteração no fluxo sanguíneo, mas não têm relação com nenhuma doença cardíaca. Podem ser um pouco mais fortes que os anteriores. Acontecem em animais anémicos, em animais de estimação que sofrem de taquicardia, em pacientes com febre, em gatos com hipertiroidismo, etc.
  • Sopros patológicos: estes sim implicam uma doença cardíaca, que pode ser congénita ou adquirida. Acontecem quando uma das válvulas não se abre ou fecha completamente, quando há uma obstrução à saída do sangue do coração nas grandes artérias, nos casos de defeitos nos septos interauricolar ou interventricular, etc.

Nos cães e gatos em idade avançada a doença cardíaca mais frequente é a insuficiência da válvula mitral (auriculoventricular esquerdo). Esta válvula desgaste-se com os anos e não fecha bem, então parte do sangue regressa à aurícula esquerda em vez de sair para a aorta quando o ventrículo se contrai. Isto aumenta a pressão na aurícula e no circuito anterior, fazendo com que se acumule líquido nos pulmões. Isto provoca tosse e dificuldade em respirar.

Em geral o sopro é auscultável muito antes que se desenvolva uma doença clínica por insuficiência cardíaca. Além disso, a intensidade do som não tem relação com a gravidade do quadro clinico. Em TiendAnimal recomendamos-lhe que não desespere caso detetem esta doença no seu cão ou gato, pois pode viver muitos anos sem manifestar problemas cardíacos. O que deve fazer é seguir as indicações do veterinário clinico ou do cardiologista, seja através de medicação, controles periódicos ou uma mudança na alimentação. Seguramente lhe irá recomendar uma ração com pouco sódio. Estas medidas servem para travar o avanço da doença e muitas vezes contribuem para prolongar e melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação.

10 curiosidades que não sabia sobre gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.