Como escolher uma casota para o meu cão?

As casotas são muito importantes para os cães que vivem ou passam grande parte do seu tempo ao ar livre. No verão, proporcionam-lhes um lugar confortável à sombra, e no inverno, são indispensáveis, uma vez que proporcionam abrigo e proteção contra o mau tempo.

Quais são os melhores tamanhos para uma casota de cão?

Ao escolheres uma casota de cão e certifica-te de que é confortável para o nosso amigo peludo, o mais importante é tirar bem as medidas. 

Regra geral, a casota deve permitir que o cão entre, se vire e se deite no interior. Se for demasiado pequena, será desconfortável, e se for muito grande, será fria nos meses de inverno. Se tiveres dois cães que se dão bem juntos, eles podem partilhar a mesma casota e manter-se um ao outro aquecido, e fazer companhia um ao outro também!

Ao tirar as medidas para uma casota de cão, devemos tomar como referência as medidas do cão que o vai utilizar e, com base nelas, escolher a casota com o tamanho mais adequado para ele.

As medidas a ter em conta são as seguintes:

  1. Altura ao garrote: A entrada para o canil não deve ser inferior a ¾ desta altura. Contudo, se for demasiado ampla, vai perder-se calor, pelo que não deve ser muito maior do que isto.
  2. Comprimento (excluindo a cauda): A largura e o comprimento da casota devem ser iguais ou 25% superiores a esta medida, para que o cão se possa movimentar confortavelmente no seu interior. Por exemplo, se o comprimento do cão for de 50 cm, o interior da casota deve medir entre 50 e 63 cm de comprimento e largura.
  3. Altura até à cabeça: A altura total da casota deve ser 25-50% superior a esta medida. Ou seja, se o cão tiver 60 cm de altura ao garrote, a parte mais alta do telhado deve estar 75 ou 90 cm acima do solo.

Como vês, as medidas para uma casota de cão grande não serão as mesmas que as medidas para uma casota de cão média ou pequena. É por isso que sublinhamos a importância de tirar as medidas como referência antes de escolheres a casota para o teu amigo peludo.

Como proteger a casota do meu cão do frio?

Para maior proteção contra o frio, podes escolher uma casota com a porta de um lado, para que o interior fique mais protegido do vento. Um telhado de empena ou com declive drena melhor a água e evita que esta se infiltre no interior.

É aconselhável que as casotas de madeira tenham alguma forma de tratamento impermeabilizante. Além disso, se vives num clima extremamente frio, procura uma casota com bom isolamento de paredes e não te esqueças de instalar uma porta com isolamento térmico.

Para proporcionar conforto e calor extra ao teu amigo peludo, não te esqueças de deixar uma pequena cama ou cobertores quentes dentro da sua casota para ele se aconchegar.


Diferenças entre as casotas de madeira e as casotas de plástico

Ao escolheres uma casota de cão, não só tens de considerar o tamanho da casota de cão que melhor se adapta ao teu animal de estimação, como também tens de escolher o material de que é feito.

As casotas de madeira não só são mais atrativas, como também mais quentes, uma vez que o material é um bom isolante térmico. Têm a desvantagem de exigir mais manutenção, uma vez que a madeira apodrece quando entra em contacto com a humidade. Por esta razão, a casota deve ter pernas para a isolar do chão. Se vives num clima muito frio, é também uma boa ideia instalar uma porta para a casota do cão e um colchão que conserve o calor.

Os modelos e tamanhos das casotas de cães de madeira são muito variados, há até casotas de cães de vários andares com um terraço!

Também recomendamos que procures uma casota que seja fácil de limpar; algumas casotas têm um telhado que pode ser aberto para tornar a limpeza muito mais conveniente.

Por outro lado, as casotas de plástico são muito duráveis e algumas deles têm belos designs. Como o plástico é um material não poroso que torna difícil a instalação de bactérias e fungos, as casotas de plástico são muito higiénicas e fáceis de limpar. Como o plástico não isola tão bem como a madeira, é aconselhável incluires um colchão no interior para manter o teu cão quente e confortável.


Lembra-te que na Tiendanimal encontrarás as casotas mais confortáveis e bonitas para o teu animal de estimação viver confortavelmente e alegremente tanto no inverno como no verão.

Se tiveres alguma dúvida sobre como escolher uma casota para o teu cão ou quais são os tamanhos de casota mais adequados, não hesites em escrever-nos, nós ajudar-te-emos a encontrar a melhor opção!

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como podes saber se o teu gato tem febre?

Descobre as camas aquecidas para gatos friorentos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.