Lagarta-do-pinheiro

O inverno com temperaturas especialmente suaves adianta o surgimento, nos parques e jardins, da lagarta-do-pinheiro ou processionária do pinheiro, uma lagarta potencialmente perigosa para cães e gatos.

A processionária recebe esse nome porque esses insetos ao cair do ninho andam em fila, logo se enterram no solo para fazer o seu casulo e virar borboleta.

Os cães são os mais suscetíveis a sofrer doença por contato, porque os gatos costumam ser mais desconfiado e não tocam qualquer coisa. (mesmo assim também é necessário protegê-los).

À diferença dos humanos, no cão a alteração costuma ser provocada na língua ou nos lábios, não na pele. Costuma haver uma reação inflamatória muito potente que causa inflamação intensa, o que causa a urticária são os pelos da lagarta. Também podem ocorrer lesões no nariz ou nos olhos se o animal aspira pelos ou se algum pelo tocar as estruturas oculares.

Os sintomas são a inflamação da língua e lábios, o animal se toca, tenta engolir, pode vomitar, ou até mesmo, hiperventilação, nervosismo, ficar ofegante. Podem aparecer as primeiras lesões, que costumam ser de tipo ulceroso.

O que fazer? Ir ao veterinário urgentemente, para que coloque um tratamento. Enquanto isso, podes lavar a boca do animal com água quente, para eliminar os pelos que podem ficar, já que o calor ajuda a desativar a toxina.

A toxina é muito potente e se o animal não for tratado a tempo, podem ficar lesões irreversíveis na boca. Pode ocorrer necrose ou destruição do tecido em pouco tempo.

Também, se a processionária for engolida, o animal pode morrer por um choque anafilático.

O que evitar? Passeios por zonas de pinheiros, onde a lagarta faz os ninhos, contato com lagartas ou com ninhos que caíram no solo nesta temporada.

Lembra de levar o teu animal de estimação sempre sob o teu controlo quando forem passear por esse tipo de zonas.

« Anterior

Pseudogestação canina

Problemas de micção em gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.