O bom tempo e os gatos – Parte I

Aproxima-se a primavera, uma época especial na qual floresce o campo e podemos desfrutar de mais horas de luz e boas temperaturas. Também é o tempo dos insetos, as picadas e o momento de extremar a precaução e proteger os nossos pequenos felinos da casa.

Se tiveres gatos, não podes perder de vista que a primavera é o anúncio da época de parasitas, fundamentalmente, pulgas, carraças, desagradáveis bichos que não só afetam os cães e gatos, mas também às pessoas e, por tanto, é fundamental prevenir, principalmente se na família há crianças ou pessoas com defesas baixas.

Cuidado com as pulgas ou carraças!

Não vale pensar que, se o nosso gato não sai de casa, não há perigo de contágio pois, nós somos portadores através do calçado, da roupa ou de nós mesmos, e se o animal não conta com as barreiras e proteção necessária, tem todos os números para resultar o mais apetecível e confortável para os parasitas. Não podemos esquecer que nós tomamos banho e usamos repelentes quando chega o bom tempo. Por isso, é necessário proteger os nossos animais durante o ano todo, mas especialmente, agora que chega o bom tempo.

As pulgas e as carraças são parasitas externos que causam mal-estar aos nossos gatos e podem transmitir certas doenças que, ainda que na grande maioria não sejam graves, certamente são desconfortáveis. O contínuo arranhado causa desconforto e inquietude e até pode ocasionar calvas e pequenas alopecias.  As pulgas podem causar alergias à sua picada e, até mesmo, anemia se o animal for jovem ou estivem imunodeprimido. No caso das carraças, certos tipos podem ser portadores de bactérias responsáveis de doenças graves para os animais e também para as pessoas como, por exemplo, a doença de Lyme.

Contudo, todo isto pode ser evitado se fazemos um seguimento da presença de parasitas no animal e, se fosse necessário, com o uso adequado de desparasitantes destinados a esta função. A aplicação continuada de métodos de prevenção de pulgas e carraças ou a sua aplicação na primavera, de cara ao bom tempo, depende do estilo de vida do animal e das caraterísticas do seu entorno.


Tanto se o animal vive no interior de um apartamento com aquecimento no inverno, como se ele passa grande parte do dia fora de casa, é conveniente manter a proteção ao longo do ano todo, mas, especialmente, no início da primavera e até meados de outono.

E vocês como mantêm livre de “parasitas” os vossos gatos?

« Anterior

Em forma com o teu cão

Como ensinar a usar a caixa de transporte ao teu cão?- Parte II

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.