Perda auditiva nos cães

,

Um cão surdo é, acima de tudo, um cão. Pode ser tão brincalhão, leal e inteligente como qualquer outro, apenas terás que aprender a chamar a sua atenção de uma maneira especial.

Lê este artigo se tiveres acabado de descobrir que o teu cão é surdo e não te deixes levar pelos rumores que dizem que são agressivos, que não entendem ou que não podem ser treinados. É possível que existam casos de cães surdos com problemas de conduta, mas é algo que também pode acontecer com os demais cães.

1. Causas da perda auditiva nos cães

Um cão pode ser surdo devido a um defeito congênito, por uma infecção crônica nos ouvidos, por uma lesão traumática ou pela sua idade avançada. A exposição permanente a ruídos muito fortes e o uso de alguns antibióticos (aminoglicosídeo) também podem provocar perda auditiva.

A causa mais frequente é a congênita e, na maioria dos casos, está associada à cor branca em partes da pelagem. Obviamente há muitos cães brancos ou com manchas brancas que ouvem perfeitamente, mas os cães aos quais lhes falta pigmentação na pele do ouvido são mais propensos à perda auditiva. Não é possível conhecer a pigmentação do ouvido interno a simples vista, não depende em absoluto da cor das orelhas nem de nenhuma outra parte do corpo e pode encontrar-se em um ou nos dois ouvidos. Se o cão pode ouvir com um ouvido, provavelmente nunca descubras que é surdo porque o cão se adapta e vive com normalidade.

2. Como saber se o meu cão é surdo?

Um método caseiro para comprovar se o teu cão pode ouvir é provocar um som que não produza nenhuma vibração, para que só possa detectá-lo pelo ouvido. Podes fazer um barulho com o seu prato de comida, um saco de bolachas, as chaves ou qualquer objeto que seja interessante para ele, mas que ele não te veja, ou utiliza uma buzina ou outro som forte quando estiver a dormir. Também podes realizar um teste de potencial evocado, mas isto é custoso e não sempre está disponível.  Alguns cães surdos podem ouvir sons muito agudos, como os apitos para cães.

3. Como tratar um cão surdo?

Principalmente com muitíssimo carinho e algumas considerações. Por exemplo, quando te aproximes dele fica na frente e mostra a tua mão para que te veja e não se assuste quando o tocares. Se estiver a dormir e quiseres acordá-lo faz uma carícia com suavidade ou coloca a tua mão na frente do seu focinho para que te cheire e tem pronta uma guloseima para dá-la quando levantar a cabeça. Assim, será grato para ele e não se assustará. Faz isto até que ele aprenda, e logo bastará com umas carícias e algo saboroso de vez em quando.

4. Como adestrar um cão surdo?

Para adestrar um cão surdo deverás aprender como fazê-lo com os cão normais e aplicar as mesmas regras. Além de dizer as ordens, deverás usar sinais claros para que possa ver a tua expressão e as tuas mãos indicando o que deve fazer. Aprende uma linguagem de sinais ou cria a tua própria, mas deves ser constante e usar sempre os mesmos, pois se não o fizeres será muito confuso e o teu cão não poderá entender.

Quando forem passear nunca deves deixá-lo solto, é recomendável usar uma trela extensível para controlá-lo e dar a máxima liberdade possível. Na tua casa podes chamar a sua atenção ao bater no chão com o teu pé para emitir uma vibração, com uma lanterna ou um ponteiro laser. É conveniente colocar um sininho ou guizo para que possas saber onde ele está sempre que estiver em movimento. Um cão bem treinado consegue aprender uns 20 sinais diferentes em um ano e até 50 em 5 ou 6 anos, por tanto sê persistente e poderás criar uma nova linguagem para comunicar-te com o teu amigo e desfrutar de grandes momentos com ele.

Desde TiendAnimal te encorajamos a adotar um cão surdo, ele te dará tanto carinho como qualquer outro cão e divertir-te-ás ao aprender as técnicas de adestramento especiais para cães surdos.

« Anterior

Trabalhos de primavera no lago de jardim

Sintomas de problemas digestivos nas aves

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.