Trabalhos de primavera no lago de jardim

,

Quando começa a aumentar a temperatura o lago volta à atividade depois do descanso do inverno. As plantas e algas proliferam; os peixes que ficaram num estado de torpor começam a ativar-se e em breve estarão prontos para o período de máximo crescimento. A seguir, veremos as tarefas que deves realizar para manter o teu lago em perfeito estado.

O primeiro é pôr a funcionar corretamente o filtro. Tanto se esteve desligado como se trabalhou todo o inverno, este é o momento de limpá-lo. É necessário lavar o pre-filtro mecânico ou substituí-lo por um novo. No geral, trata-se de uma esponja de maior ou menor espessura na qual ficam retidos os resíduos grandes da água; limpá-la é muito simples. Usa apenas água e retira manualmente as impurezas. Se tens um esterilizador UV, controla que a lâmpada esteja a funcionar corretamente e troca-a se for necessário; se não, limpa-a para que o pó não interfira na emissão de luz.

O filtro biológico também deve limpar-se com água do lago ou outra água sem cloro. Recorda eliminar só a sujidade espessa, com suavidade, para não eliminar a população de bactérias. É conveniente pôr o filtro em funcionamento com antecedência para desenvolver suficientes bactérias quando chegar o momento de maior atividade. Para acelerar este tempo podes usar aditivos biológicos, que semeiam bactérias desnitrificantes prontas para começar a trabalhar no lago.

É preciso também pôr em dia os equipamentos como as bombas de circulação, fontes, arejadores, cascatas, etc. Revisa o manual de cada dispositivo para consultar a manutenção, lubrificação de motores e eixos, limpeza e substituição de peças para garantir um funcionamento correto.

Durante o outono e o inverno é habitual acumular muitas folhas e material orgânico no fundo do lago. Agora é conveniente removê-lo com um aspirador ou manualmente. Se o deixares na água, entrará em decomposição rapidamente com o calor, liberando resíduos nitrogenados e consumindo o oxigênio dissolvido. Há também condicionadores que ajudam a quebrar estes resíduos, mas deves combiná-los com bioativadores ou cultivos para não sobrecarregar as bactérias do filtro.

Os peixes no lago estiveram em repouso durante o inverno sem necessidade de alimentos, mas quando a temperatura supera os 10ºC há que começar a fornecer-lhes ração de baixas proteínas. Acima dos 15ºC já devem ser alimentados com alimento de primavera e alimentos frescos, com maior conteúdo de proteínas para enfrentar a época de maior crescimento e reprodução. Antes de aumentar a dose, o filtro biológico deve estar a funcionar plenamente.

Finalmente, à medida que as temperaturas forem as ótimas para cada espécie, poderás reintroduzir as plantas mais sensíveis ao frio, que retiraste no começo do inverno. Assim que acabarem as geadas, podes separar e replantar, eliminar algas filamentosas e semear novamente plantas flutuantes como jacintos e alfaces. É também momento de fertilizar as plantas e assim conseguir um crescimento vigoroso que dará um aspecto espetacular ao teu lago.

Dra. Isabel Iglesias

Artigos relacionados

 Como preparo o meu lago de jardim para o inverno?

 Rãs no lago de jardim

 Planificação de um lago de jardim

 Que filtro convém  instalar no lago de jardim?

 Os peixes no lago de jardim

 Tarefas de verão no lago de jardim

« Anterior

Tatuagens de animais. Sabes qual é o seu significado?

Perda auditiva nos cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.