Por que é que os gatos precisam subir a sítios altos?

,

Não se trata de um motivo único e científico, isso só eles é que sabem, mas sim há várias teorias que nos ajudam a compreender mais estes incríveis animais de movimentos sinuosos. Estas são algumas delas:

  • Um lugar perfeito para observar. Os gatos são muito curiosos e gostam de ter tudo “controlado”. Ao subir em um lugar elevado têm a possibilidade de ver com maior facilidade o que acontece ao seu redor. Em Tiendanimal temos um amplo catálogo de arranhadores que incluem plataformas elevadas com as quais vão manter-se entretidos e, ao mesmo tempo, servirá para satisfazer os seus instintos. Um lugar no qual poderão observar o seu território e descansar com privacidade quando precisarem.
  • Uma garantia de ser o dominante. Se houverem vários gatos em casa, de certeza algum deles vai subir ao sítio mais elevado para sentir que é ele quem domina a situação. Deste modo se sentirá o dono de todos. Quando vivem em liberdade, os felinos sobem nas árvores para observar os movimentos da sua presa e caçá-la. Desde a altura, deixam atuar o seu instinto caçador observando a sua presa e protegendo-se dos inimigos.
  • Um lugar mais cálido. Em inverno, os gatos gostam de ficar na parte superior, já que é onde costuma concentrar-se o calor que desprende da calefação da casa.
  • Um lugar seguro. Ante um perigo ou uma ameaça que podem sentir, como a presença de um cão, os gatos sobem a um lugar alto para sentir-se mais seguros. Desde a altura têm mais tempo de reação frente a possíveis perigos.
  • Um descanso mais profundo. Os gatos são animais que sempre estão em alerta, por isso, na hora de descansar, escolhem um lugar elevado no qual possam conciliar um sono profundo. Ao longo do dia dormem muitas horas, aproximadamente 16 horas diárias! E é de noite quando estão mais ativos. Por isso, um lugar da casa que se encontre nas alturas, longe do barulho e dos movimentos das pessoas, será o sitio ideal para não ser incomodado durante o seu descanso.

Os gatos escolhem lugares altos da casa inimagináveis para nós. Mas neles encontram-se confortáveis e seguros, e adquirem posturas estranhas que para eles são agradáveis. É importante deixá-los que subam à altura que desejam, sempre e quando não suponha um perigo para eles. Assim como oferecer-lhes brinquedos e acessórios para satisfazer esta necessidade. Subir a sítios altos e saltar de um lado para outro faz com que se mantenham ágeis com um bom peso corporal.

Gatos nos telhados

Os gatos são de natureza curiosa e adoram descobrir o mundo e observar tudo o que se passa ao seu redor. Gostam de estar em um local alto a observar as suas presas antes de iniciar a caça. Muitos felinos passeiam pelos telhados tão descontraídos, sem demostrar riscos, controlando agilmente cada movimento do seu corpo. Mas se tiveres medo de que ele suba nos telhados porque pode cair ou fugir, ou se o teu gato não pode, por ser mais idoso, tímido ou por ter um problema de saúde, deves arrumar a tua casa para que não se sinta fechado e não se aborreça.

Quais produtos escolher para o teu animal de estimação? A vida vê-se de maneira diferente quando vista das alturas, e isso só os gatos sabem.  Sendo assim, uma boa ideia são os arranhadores grandes, que incluem vários andares e, no último andar, uma macia cama para descansar. Assim como acessórios que lhes permitam subir, afiar as suas unhas e saltar de um sítio ao outro. Em Tiendanimal pensamos nas necessidades destes animais e te propomos uma variedade de produtos para eles.

E não te preocupes quando o teu gato estiver em um lugar muito elevado, confia na sua agilidade e destreza. Curiosamente, os gatos conseguem cair melhor de grandes alturas, já que desta forma têm mais tempo para reagir e amortecer o impacto da queda. As suas patas são elásticas e, segundo os científicos, estão preparados para sobreviver às quedas, já que ainda conservam algumas adaptações que permitiam aos felinos, que tinham por costume viver nas árvores, cair das mesmas e sobreviver. Isto não significa que descuides do teu animal de estimação, apenas queremos dizer-te que não deves preocupar-te demasiado se vês que subiu em algum lugar ao qual tu não subirias.

Qual é o cantinho favorito do teu animal de estimação? Em quais sítios elevados costuma passar o tempo? Qual é o lugar que escolhe para dormir profundamente?

« Anterior

Primeiros socorros para gatos

Raças de cães pequenos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.