O que precisa um border collie?

, ,

Os border collie são cães carinhosos e inteligentes que criam um magnífico vínculo emocional com o seu amigo humano. O seu desejo de agradar faz com que seja um fantástico companheiro, fácil de educar e treinar. É muito comum ver este tipo de raças em provas de Agility devido a que destacam pela sua obediência e inteligência para realizar todo tipo de exercícios.

Para responder à pergunta o que precisa um border collie temos de pensar nos cuidados de qualquer cão e adaptá-los às características específicas da raça. Por exemplo, temos que ter em conta o seu grande nível de energia, que requer exercício diário, e a sensibilidade do seu estômago.

Necessidades do border collie

O border collie precisa dos cuidados básicos de qualquer cão: comida, água, um lugar no qual descansar cálido e confortável, higiene e visitas ao veterinário para controlar a sua saúde, exercício e, principalmente tempo e muito carinho. Porém, se vamos para além das necessidades básicas e nos adentramos nas particularidades da própria raça, veremos que o border collie precisa cuidados determinados para ser um cão feliz e com uma saúde ótima.

Exercício, treinamento e estimulação mental

Os border collie são cães muito inteligentes e ativos que precisam gastar a sua energia mediante o exercício, a brincadeira ou a estimulação mental. A falta destas atividades pode provocar o tédio, o stress e acabar em problemas de comportamento como os destroços em casa. Além disso, isto fará com que o cão não seja feliz.

Exercício

O teu border collie deve sair 3 vezes por dia. Além disso, os passeios devem durar pelo menos 30 minutos. Não só é suficiente passear, também precisa realizar exercício: correr e brincar para gastar toda a sua energia. Os border collie podem se frustrar e ter depressão se passam muitas horas sozinhos em casa, não têm interação e não têm tempo para desfrutar da rua.

Treinamento

Além do exercício, já deves conhecer a fama do border collie no Agility. Podes levas o teu cão a áreas com obstáculos e brinquedos para cães ou montar o teu próprio percurso de Agility. Tiendanimal coloca à tua disposição toda classe de produtos como os túneis, as argolas, as varas ou as barras para fazer zigzag.  O teu border collie vai adorar que o coloques a prova!

Estimulação mental

Com relação ao exercício mental, existem brinquedos interativos e jogos de inteligência para cães com os que poderá gastar a sua energia também em casa. A sua inteligência faz com que precisem estimulação constante através de novos retos ou brinquedos como os Kongs ou tabuleiros de madeira, para buscar prémios.

Alimentação para o border collie

A alta energia da raça requer uma ração rica em proteínas de alta qualidade provenientes da carne. As rações naturais como Acana ou Taste of the Wild aportam todo o que precisa o seu corpo cada dia. Também podes optar por uma ração de alta energia como a da marca Criadores de Tiendanimal.

O estômago sensível também é muito comum nos border collie. É habitual ter dificuldade para encontrar uma ração que não provoque vómitos, diarreia ou más digestões. As rações naturais e sem cereais diminuem as probabilidades de que a comida cause mal-estar estomacal.

Quais outros cuidados precisa um border collie?

Além do exercício e a alimentação devemos cuidar da higiene e da saúde do nosso cão. Escovar diariamente e os banhos quando estiver sujo com champôs específicos para cães cuidarão da sua delicada pele e a sua pelagem. Também é recomendável as visitas ao veterinário a cada 6 meses, ou pelo menos uma vez por ano, e sempre que observares qualquer problemas no animal.

« Anterior

Os golden retriever são guardiões?

Vacinas para furões

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.