A castração nos cães

Aqui aprenderás tudo o que precisas saber sobre a castração e a esterilização nos cães, essa cirurgia de rotina que se faz de forma diária em todas as clínicas veterinárias do mundo e da qual tanto se fala.

Neste post iremos falar exatamente o que é, para que desta forma conheças quais são as suas vantagens. Além do mais, proporcionar-te-emos toda a informação necessária para que não tenhas nenhuma dúvida sobre este tema e possas escolher qual é o procedimento mais adequado para o teu cão.

Esterilização e castração são o mesmo procedimento?

A castração e a esterilização em cães são dois termos diferentes: na castração elimina-se, por completo, o aparelho reprodutor, no caso das fêmeas extirpa-se o útero e os ovários, ou apenas os ovários, segundo o critério do teu veterinário; e nos machos retiram-se os testículos. Contudo, a esterilização, mantém os órgãos sexuais, nas fêmeas cortam-se as trompas uterinas e nos machos o duto deferente.

Quais diferenças há entre a duas?

Esterilização

A esterilização nos cães não produz nenhuma mudança de comportamento ou hormonal, as fêmeas continuam a ter o cio e os machos igualmente interessam-se por elas.

Além do mais, o cão conserva o seu instinto sexual e não se evitarão os problemas hormonais, como o comportamento de fugir das cadelas no cio, o nervosismo ou a agressividade.

Castração

A castração nos cães faz com que o instinto sexual desapareça completamente, tanto nos machos quanto nas fêmeas.

Qual é procedimento realizado?

O teu veterinário/a será a pessoa mais adequada para explicar de forma detalhada em que consiste o procedimento. Contudo, o que precisa ser feito em um primeiro momento é explorar o teu melhor amigo e comprovar que está preparado para se submeter a uma anestesia geral.

Exame pré-anestésico

As provas pré-anestésicas que serão realizadas no teu animal de companhia são:

  • Eletrocardiograma e radiografia do tórax, assim poderá comprovar que o seu coração funciona perfeitamente.
  • Exame de sangue e urina, para garantir que todos os seus órgãos estão em perfeito estado.

A castração nos cães: intervenção

No dia anterior à cirurgia terás de retirar a comida sólida umas 12 horas antes. Quando o deixares na clínica começará o processo, que é bastante simples: limpar e rapar a zona, colocar um cateter intravenoso, anestesiar e intubar. Finalmente, quando o Veterinário/a terminar a operação, o teu melhor amigo passará à recuperação. O costume é que possa voltar a casa passadas umas horas ou um dia, já medicado para não contrair infeções e não sentir dor.

Igualmente é muito importante vigiar o teu cãozinho bastante nos dias posteriores, pois os pontos de sutura costumam manter-se uns 10-14 dias e, de certeza, terá tendência a tentar lamber a ferida. Por este motivo, recomendamos colocar o colar isabelino. Já sabemos que alguns cães não toleram o colar, para eles está a opção de colocar uma roupa que cubra a zona para mantê-la protegida.


Quais são as vantagens da castração?

Principalmente nas fêmeas há uma série de benefícios que são muito interessantes e deves conhecer: deixam de ter o cio, melhoram o caráter, a probabilidade de tumores mamários malignos diminui muito se a intervenção for realizada de forma precoce, desaparece o problema da pseudogestação ou gravidez psicológica. Por outro lado, evitarás infeções uterinas (piometras) e também as ninhadas não desejadas. Inúmeros benefícios!

Com relação aos machos, desaparece o desejo sexual e a dominância, ao cessar a produção de testosterona e também se reduz o surgimento de patologias de próstata, assim como os tumores testiculares.

Qual é a melhor alimentação para depois da castração?

Deves controlar o peso para uma boa saúde

De certeza já ouviste falar que depois de submeter o teu cão a esta cirurgia pode ter certa tendência a engordar. A verdade é que a operação não é a principal responsável disto. Certamente o teu cão estará mais tranquilo, não terá a necessidade de procurar parceiro e isto pode fazer com que o seu metabolismo seja mais lento. O ideal é oferecer um alimento completo adaptado ao seu novo estado fisiológico. Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás muitas opções para que possas escolher a mais adequada para o teu melhor amigo.


 

Agora que já sabes tudo sobre a castração e a esterilização em cães, podes escolher melhor.

E se quiseres saber mais sobre a saúde dos animais de companhia, não deixes de visitar o nosso blog. Por exemplo, o câncer de mama em cadelas.

« Anterior

A conjuntivite em cães

A piometra

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.