A piometra

Neste artigo aprenderás tudo o necessário sobre a piometra em cadelas: o que é, os sintomas que provoca, como se origina, o seu tratamento, assim como a forma de preveni-la.

O que é a piometra?

A piometra é uma infeção bacteriana gerada na cavidade uterina das nossas cadelas e também nas gatas. De forma geral, costuma acontecer nas mais idosas, mas também pode afetar a fêmeas jovens.

Quais sintomas produz?

Deves saber, em primeiro lugar, que há dois tipos de piometra: aberta e fechada, esta última é mais preocupante.

Duas possíveis apresentações

Na piometra aberta, como o seu próprio nome indica, o colo do útero está dilatado e acontecerá descarga vaginal purulenta ou sanguinolenta. Realmente é a menos problemática e supõe 85 % dos casos. Pelo contrário, se a piometra for fechada, não há eliminação, as secreções são retidas e o útero inflama-se, o que dá lugar a um quadro muito grave que precisa assistência urgente.

Os sintomas gerais que acontecem depois do cio (passadas umas 3-5 semanas) são: perda do apetite, aumento da temperatura corporal, letargia, aumento das micções e do consumo de água (poliuria-polidipsia) e às vezes distensão abdominal.

Se a cadelinha não receber o tratamento a tempo, o quadro poderia complicar-se e originar uma septicemia ou infeção generalizada, problemas de insuficiência renal, peritonite, etc.

Porque acontece?

No geral acontece após o cio, quando há um aumento da progesterona, as contrações uterinas diminuem e, além disso, acontecem mudanças no tecido do endométrio, que fazem com que determinadas bactérias se instalem dentro do útero e sejam muito prejudiciais para a saúde.

Como se diagnostica a piometra?

Se a tua cadela tem algum dos sintomas que mencionamos anteriormente é muito importante acudir imediatamente ao teu veterinário/a de confiança. Com uma exploração simples, uma ecografia abdominal e uma análise completa poderá obter um diagnóstico seguro, para que dessa forma possa indicar o melhor tratamento para tua cadela.

Além disso, na análise estarão os parâmetros que indicam infeção, como um aumento de neutrófilos na citologia vaginal da tua cadela.

Qual é o tratamento?

Segue sempre o critério Veterinário

O tratamento escolhido sempre tem sido a cirurgia, isto é, a ovariohisterectomia, que consiste em extirpar o útero e os ovários.  Além do mais, é considerado, sem dúvida alguma, o método mais seguro e eficaz. Contudo, o teu veterinário/a valorará sempre o estado geral da tua cadela antes de submetê-la a uma cirurgia e lhe proporcionará antibioticoterapia, fluídos, assim como a medicação para a dor.

De igual forma, também poderia realizar o tratamento médico, que consiste em realizar lavagens uterinas, colocar drenagem transcervical, antibióticos e prostaglandinas. Isto pode ser realizado em caso de piometra aberta leve e sempre que a paciente não tiver nenhum sintoma de toxemia. Não obstante, deves saber que em muitos casos, o problema costuma reaparecer com o tempo.

Trata-se de uma patologia grave e por isso resulta essencial que, perante a dúvida, acudas imediatamente a uma clínica veterinária, pois, infelizmente, em alguns casos as cadelas morrem.

Como prevenir o surgimento da piometra?

A esterilização é muito importante

Sem dúvida alguma a melhor forma de evitar que a tua cadela sofra deste problema é a esterilização quando tiver atingido a sua maturidade.

Em conclusão, é uma patologia que afeta muitas cadelas com mais de 5 anos de idade, mas também pode acontecer em exemplares mais jovens. Igualmente, também é interessante conhecer o dado de que o uso de anticoncecionais em fêmeas aumenta consideravelmente a probabilidade do surgimento dos problemas uterinos, assim como os tumores mamários.

Com toda esta informação já serás capaz de detetar de forma precoce se a tua melhor amiga tiver este problema.

Finalmente, como já sabes, na nossa loja online Tiendanimal encontrarás inúmeros produtos para o teu animal de estimação, assim como a melhor alimentação para que se desenvolva saudável e cheio de energia.


E se quiseres saber mais sobre transtornos reprodutivos em cadelas e gatas no nosso blog encontrarás mais informação.

« Anterior

A castração nos cães

Os peixes no lago de jardim

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.