A história do Norueguês da Floresta

A história diz que é muito provável que os vikingos tenham trazido o Norueguês da Floresta do Oriente Médio para aproveitar a sua habilidade de caçadores de roedores, mas hoje em dia ainda não se sabe se esta história é certa ou não.

Até a década de 1930, os criadores não se interessaram pela figura deste gato, foi então quando decidiram que merecia um lugar nas suas casas como gato de companhia e de jogos.

Em 1972 a raça foi reconhecida pelas sociedades norueguesas e se estabeleceu o primeiro standard.

Oficialmente, a raça foi reconhecida em 1977 pela Federação Internacional Felina (FIFe) e a partir de então o Norueguês da Floresta tornou-se o número um dos gatos escandinavos, figurando até em um selo postal.

Por detrás do seu aspeto de animal selvagem se esconde um animal com temperamento tranquilo, extremadamente civilizado, rústico, encantador, brincalhão e com uma beleza carente de artifício. É sociável, meigo e carinhoso, se apega tanto ao seu dono que às vezes resultam um pouco “pegajoso”.

Cada vez há mais amantes desta maravilhosa raça, os seus donos levam os seus gatinhos a passear com um peitoral e trela, já que é a única raça na qual o seu comportamento se assemelha ao de um cão.

Em definitiva, um pequeno lince em casa, mas com um caráter imbatível.

STANDARD FIFE

  • Cabeça: Forma de triângulo equilátero; longa com um perfil retilíneo, sem stop. Mandíbula inferior forte.
  • Orelhas: Altas e abertas, com uma boa separação na base para que as linhas das orelhas prolonguem a cabeça até a mandíbula.
  • Olhos: Grandes, bem abertos, ligeiramente oblíquos, expressão em alerta. Estão permitidas todas as cores de olhos.
  • Corpo: Grande e solidamente construído. Ossamenta sólida.
  • Patas: as posteriores mais longas que as anteriores.
  • Cauda: Longa e densa, deve chegar até os ombros, mas até o pescoço já é excelente.
  • Manto: semi-longo. Possui uma subcamada lanosa que está coberta de uma pelagem impermeável. O manto recobre os flancos e o dorso. Estão permitidas todas as cores exceto as cores pointed, chocolate e lilás.

PARA ADQUIRIR UM NORUEGUÊS DA FLORESTA.

Há várias possibilidades para adquirir um Norueguês da Floresta, aqui deixamos algumas propostas:

  • Dirigir-se a uma associação felina ou ao clube da raça onde encontrarás muitos criadores que cuidam e amam os seus gatinhos. Formam parte da sua família e chegam à sua nova casa totalmente socializados e principalmente oferecer-te-ão gatos de qualidade.
  • Perguntar a um veterinário especializado.
  • Acudir a exposições felinas.
  • Recorrer aos anúncios das revistas especializadas de gatos.

Desaconselho totalmente as lojas, já que os animais chegam em condições infra-humanas, não têm os cuidados adequados, geralmente vêm de criadouros grandes onde não se dá ao gatinho os cuidados necessários nos seus primeiros dias de vida, que são os primordiais.

Nunca adquiras um animal com menos de 3 meses de vida, já que o mais provável é que contraia doenças e não seja sociável por não haver passado o tempo suficiente com a sua mãe, que é a que lhe ensina tudo.

O Norueguês da Floresta é um gato grande, os machos atingem até os 7 Kg., o seu desenvolvimento é lento, já que até os 3 anos não podemos dizer que o nosso gato se desenvolveu por completo.

As fêmeas são algo menores, 4-5 Kg. seria o seu peso ideal.

Escolhe o gatinho mais ativo da ninhada, o mais carinhoso, o que mais ronrona…mais nunca escolhas um gatinho apático, com remelas nos olhos ou que não tenha o focinho algo humedecido.

Lembra-te de pedir a caderneta de vacinas do gatinho, coloca as vacinas correspondentes cada ano, desparasita-o a cada 3 meses com Panacur e coloca o microchip, a partir de então poderás começar a desfrutar do teu companheiro de brincadeiras.


« Anterior

Gradiente térmico para répteis: como consegui-lo

Os coelhos e o verão. Como protegê-los do calor

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.