Características dos coelhos

Os coelhos são excelentes animais de companhia, entre outras coisas porque são fáceis de transportar e requerem cuidados muito simples. Com este post, ajudamos-te a conhecer melhor os coelhos domésticos.

Os coelhos são animais da ordem Lagomorpha e têm 6 incisivos, à diferença dos roedores que apenas têm quatro. Os incisivos adicionais são redondos, pequenos e encontram-se por detrás dos incisivos superiores. Os dentes dos coelhos são de raiz aberta e crescem continuamente. É comum a má oclusão (fechar da boca com os incisivos inferiores por fora dos superiores), assim como o crescimento excessivo dos incisivos, pré-molares e molares.

Atualmente existem umas 60 raças diferentes de coelhos reconhecidas. As raças gigantes têm um peso corporal superior aos 5 kg, como o gigante americano moteado, gigante-de-Flandres e o gigante chinchilla. As raças medianas atingem pesos entre 3,5 e 5 kg, como o coelho de Califórnia, prata marten e rex. As raças pequenas pesam menos de 3,5 kg e incluem o coelho de Netherland Dwarf, Jersey Wolly e o coelho polonês.

O estômago destes animais é grande e nunca se esvazia totalmente, além disso carecem da capacidade de vomitar. Apresentam um grande cego (parte do intestino equivalente ao nosso apêndice, mas que em estes animais cumpre com a função digestiva) na qual realizam as fermentações necessárias para poder aproveitar as porções mais difíceis de digerir.

Os coelhos produzem dois tipos de fezes: as normais, similares as de qualquer roedor, e os denominados cecotrofos, que são o produto de fermentações do cego. Estes saem recobertos de mucosidade e formando pequenos racimos e são ingeridos novamente pelo animal, dado que são uma boa fonte de vitamina B e nitrogénio. Este pode dar lugar a confusões por parte dos donos, que acodem à consulta assustados porque o seu coelho está a comer as fezes. Nos coelhos saudáveis, normalmente ocorre uma coloração vermelha, cor-de-rosa ou alaranjada da urina que é normal.

Os ossos dos coelhos são extremadamente frágeis, o que deriva em frequentes fraturas de extremidades e coluna. O total do seu peso representa apenas um 8% do peso corporal (nos gatos é um 13%). Quando se levantam devem segurá-los firmemente para evitar que saltem, pois nestes movimentos bruscos é habitual que se quebrem a coluna.

As fêmeas do coelho amadurecem sexualmente entre 4 a 8 meses de idade, dependendo da raça. Os machos amadurecem entre os 6 e os 10 meses. O cio nas fêmeas é silencioso e a ovulação produz-se somente depois da cópula. A gestação dura aproximadamente uns 30 dias e normalmente nascem entre quatro e dez crias, geralmente durante a noite. Antes do parto as coelhas preparam o seu ninho utilizando os pelos que arrancam dos seus flancos e papada, assim que não deves confundir esta conduta com problemas de pele. As fêmeas alimentam os seu caçapo apenas duas vezes por dia e o desmame ocorre entre as 4 e 6 semanas de idade. Se pretendes evitar a reprodução dos coelhos, as fêmeas podem ser esterilizadas cirurgicamente.

« Anterior

Como eliminar o mau hálito do meu cão

Cancro de mama em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.