O meu coelho perde muito pelo: o que tenho que fazer?

,

A troca dos coelhos pode transformar-se em um verdadeiro inconveniente para a limpeza do lar. Entretanto, o mais grave é que os coelhos lambem-se constantemente para se limparem e por isso engolem muitíssimos pelos. Esses pelos podem transformar-se em bolas ao se misturarem com alimentos no tubo digestório e provocar obturações bastante severas no seu animal de estimação.

Se o teu coelho está passando por uma das etapas de troca, o que deves fazer é escovar a sua pelagem diariamente para retirar todo o pelo morto. Alguns coelhos perdem o pelo ao longo de 2 ou 3 semanas, mas outros trocam-no em questão de dias. Nesses casos, é mais importante ainda realizar a escovação para evitar que engula essa grande quantidade ao limpar-se. Existem escovas e pentes especiais para eliminar o pelo morto, mas podes utilizar qualquer escova para cães ou gatos que tenha pontas arredondadas.

Se tiveres um coelho de pelo longo podes manter o seu pelo curto com umas tesouras e assim será muito mais fácil cuidá-lo. Mas se o preferires longo, consulta com algum cabeleireiro canino ou veterinário especialista para que te indique como higienizá-lo. Há muitos produtos de beleza para roedores que irão te ajudar a deixar a sua pelagem forte e brilhante. Mas lembra-te que não é recomendável dar banho no teu coelho quando estiver doente, mas, se o fizeres, deves secá-lo muito bem depois para evitar que se resfrie.

Em caso de que o pelo do teu coelho tenha nós, não deves usar tesouras para cortá-los, pois a pele destes animais é muito sensível. Em seu lugar, usa uma carda para cortá-los. Para evitar que as bolas de pelo se formem, podes usar um laxante para coelhos ou para gatos 3 ou 4 vezes por semana durante a troca.

Existem doenças de pele que também provocam perda de pelo nos coelhos, como a sarna e a alergia às pulgas. Nesses casos vais notar que o coelho coça-se e que a sua pele está avermelhada, com pedaços depilados. No caso das pulgas, podes utilizar algum desparasitante externo para coelhos, mas se tiver sarna convém levá-lo ao veterinário para que lhe aplique o tratamento específico.

Visita a secção de roedores de Tiendanimal para encontrar todos os produtos que precisas para manter a higiene e a saúde do teu coelho em perfeitas condições.

« Anterior

Programa de Fidelização Tiendanimal Premium Club

As 10 raças de cão mais inteligentes

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.