Como conservar a ração do teu animal de estimação

Como todos sabemos, os sacos de ração grandes resultam mais económicos que os pequenos se comparamos o preço por quilo. Portanto, resulta muito tentador comprar um saco grande para poupar. Vamos dar-te alguns conselhos para que a poupança seja real e não tenhas de deitar fora uma parte da ração porque ficou estragada.

Antes de tudo, deves calcular quanto tempo vai durar o saco e reparar na data de vencimento. Por exemplo, se o teu cãozinho come 300 gramas por dia e compras um saco de 15 quilos, tens de pensar que vai durar 50 dias e a ração não se deve estragar antes dessa data. No caso dos animais de estimação muito exigentes há que ter também em conta que os apetentes e aromatizantes vão perdendo intensidade desde o momento em que o saco é aberto e, por tanto, os últimos quilos serão menos saborosos que os primeiros.

Como conservar a ração

Uma vez consideradas estas questões, há ainda a questão do armazenamento da ração, grãos ou sementes em grandes quantidades. É muito importante proteger a ração em recipientes que a mantenham isolada da humidade, do oxigênio, do calor e da luz solar direta. Os melhores materiais são o metal ou o vidro porque são totalmente inertes, mas muitos recipientes plásticos são também apropriados. Devem ter uma tampa que feche muito bem, sem permitir a passagem do ar (hermético). O lugar onde forem colocados deve ser escuro e fresco. Se vais deixar o saco ou o recipiente sobre o chão, deves colocar embaixo uma madeira ou uma plataforma com patas para ficar bem isolado da humidade e com uma ventilação adequada. A humidade favorece o crescimento de bolor, que não só estraga o sabor da comida, mas também pode chegar a produzir toxinas muito perigosas para a saúde do animal.

Outra boa forma de armazenar a comida e mantê-la fresca como no primeiro dia é separá-la em porções para uma semana, por exemplo, colocá-las em saquinhos para armazenar comida e guardá-las num lugar fresco e seco que não receba a luz direta do sol. Deste modo a comida não se deteriora nem perde valor nutritivo. Podem ser também interessantes os comedouros automáticos com dispensador, com uma capacidade de armazenagem muito maior que os comedouros comuns.

Como conservar a comida húmida

A comida húmida em lata, por outro lado, tem uma vida útil muito longa, enquanto a lata estiver fechada. Se conseguires um bom preço por alimento enlatado, não desaproveites a oportunidade, já que não terás que te preocupar pela conservação nem porque fique estragado. Porém, uma vez que a lata é aberta, deveria ser consumida em menos de 3 dias. O conteúdo deve conservar-se num recipiente com tampa dentro do frigorífico para evitar que fique ressecada ou com mau cheiro.

Como guardar os snacks

No caso dos snacks para cães e gatos terás que ler atentamente a embalagem e respeitar as condições de conservação que sugere o fabricante. Os snacks em sacos com fecho hermético não precisam outro tipo de recipiente, mas se estão em sacos de nylon comuns ou caixas, é conveniente guardá-los em recipientes com tampa hermética para manter o sabor e evitar que fiquem ressecados em poucos dias.


« Anterior

Como adestrar um cão?

Como dar banho à minha chinchila?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.