Como dar banho à minha chinchila?

As chinchilas são uns animais muito limpos e têm uma aversão especial pela sujidade. Vais ver como elas mexem e limpam o substrato da gaiola e rolam também nela para tentar limpar a pelagem. Ao contrário dos coelhos ou dos hamsters, uma chinchila limpa não tem mau cheiro.

No seu hábitat natural, as chinchilas dão-se banhos de pó com uma fina cinza vulcânica. Em casa, vão limpar a pelagem com uma areia especial para chinchilas. Nunca se deve dar banho com água, exceto em casos extremos (atenção: o calor não é um caso extremo).

Por favor, certifica-te de usar pó de areia especial para chinchilas e não areia comum, porque a pelagem é demasiado fina e existe o perigo de que elas ingiram os grãos ou sofram irritação nos olhos. Embora seja cinza o que elas precisam, em Portugal, até agora, não é possível conseguir.

No entanto, podemos encontrar várias marcas que fornecem areia especial para chinchilas. Certifica-te de que o componente principal (ou total) seja sepiolita ou atapulgita.

Para usar o pó de areia de chinchila, é preciso um recipiente pequeno. Existem banheiras especiais, mas podes usar desde latas de bolachas até tigelas de vidro, ou um tupperware. A única coisa que tens de fazer é colocar a areia em qualquer desses recipientes e deixar a tua chinchila rolar sobre ele, com total liberdade, uma e outra vez.

Os banhos devem ser, pelo menos, duas ou três vezes por semana; se houver mais humidade no ambiente, mais banhos irá precisar. Podes usar a mesma areia várias vezes, limpando-a cada vez com uma peneira.

Porém, é importante trocar o total da areia uma vez por semana, já que as células mortas desprendidas da sua pele se acumulam e, a longo prazo, pode causar transtornos.

Algumas chinchilas têm uma especial sensibilidade ao pó de areia e podem fazer um som parecido a um espirro ou até podem ficar com os olhos lacrimejantes. Se isto acontecer frequentemente, experimenta trocar a marca e se vires alguma irritação maior, como vermelhidão da pele, lacrimação ou líquido branco no olho, deves parar os banhos de imediato e levar o animal ao veterinário.

Tenta passear com ela e dar banho todos os dias. Uma chinchila que não recebe estes cuidados com assiduidade pode sentir-se desconfortável e ficar deprimida.

« Anterior

Como conservar a ração do teu animal de estimação

Como controlar os impulsos do seu cão?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.