Como controlar os impulsos do seu cão?

,

Quando um cão quer algo, quer que seja para já! Mas deves ensinar que os comportamentos tranquilos e educados são mais adequados e eficazes para conseguir o que quer.

O controlo dos impulsos do cão, o autocontrolo, é útil em muitas situações: desde esperar tranquilamente a que coloques a trela para ir passear, esperar pacientemente sentado ou deitado que coloques a sua comida no comedouro, até poder brincar com menos excitação com uma bola.


Ao aplicar os seguintes princípios em situações específicas, o teu cão aprenderá comportamentos e hábitos que pode generalizar e serão muito úteis para manter a calma em diversas situações:

Chaves para ensinar ao teu cão um comportamento tranquilo

  1. dentifica o que o cão quer em uma situação determinada: essa será a sua recompensa. Dependendo da situação, o cão pode querer sair, a tua atenção, comida, um brinquedo ou um momento de brincadeira com outro cão.
  2.   Espera pacientemente que o cão realize o comportamento que esperas dele para recompensá-o: se o cão puxa para sair pela porta e no final o consegue ou se ao cumprimentar salta para chamar a tua atenção e tu lhe fazes carícias, o cão fará novamente essas ações incorretas. Espera que deixe de realizar essas más condutas e premia a correta (quando deixar de puxar por um momento ou quando tiver as quatro patas no chão).
  3. Pratica a tua paciência: mantém a calma. A frustração e a irritação apenas contribuirão para que o cão fique ainda mais excitado e será mais difícil acalmá-lo.
  4. Deves ser constante: o ensino é efetivo quando é consistente. Uma vez que tiveres escolhido quais comportamentos específicos vás trabalhar, deves seguir em frente com a confiança de que verás os resultados esperados.
  5.  Procura oportunidades para ensinar ao teu cão o autocontrolo:
    • Pede ao cão que se sente e espere o teu sinal para comer.
    • Faz com que o cão espere antes de entrar ou sair do carro.
    • Ao chegar em casa, espera que se acalme e pare de saltar antes de dar-lhe atenção.
    • Durante a brincadeira faz com que espere antes de buscar a bola ou o brinquedo.

O controlo dos impulsos é uma das tarefas mais importantes que podes ensinar ao teu cão. Ficará mais tranquilo, mais concentrado e mais fácil de controlar no geral.


A clareza, a paciência e a persistência são os elementos chaves para o êxito.

Aprende muito mais sobre o adestramento com estes interessantes artigos.

« Anterior

Como dar banho à minha chinchila?

O coronavírus COVID-19 em cães e gatos. Pode ser transmitido para o ser humano?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.