O coronavírus COVID-19 em cães e gatos. Pode ser transmitido para o ser humano?

O que devo saber sobre o coronavírus? O meu cão ou gato podem ficar doentes?

De certeza que nas últimas semanas tens ouvido falar muito nesse assunto, e podem ter surgido dúvidas se o coronavírus pode ser transmitido para os cães ou os gatos.  A seguir, explicaremos o que é o coronavírus, os sintomas que produz e se o COVID-19 pode afetar os cães e os gatos.

O que é o coronavírus? 

O coronavírus é uma ampla família de vírus que são capazes de adoecer pessoas e animais. No entanto, o tipo de coronavírus que tem sido recentemente descoberto é o COVID-19.

Os humanos podem contrair o COVID-19 por contato com um animal? 

Estes vírus são comuns entre os morcegos e outros animais. Realmente é muito pouco provável que os humanos se contagiem através dos seus animais de estimação.

Por regra geral, cada tipo de coronavírus é específico para cada espécie, mas no caso do COVID-19 foi constatado que a via de transmissão predominante parece ser de humano para humano. As provas disponíveis atualmente sugerem que o vírus COVID-19 tem origem animal. Apesar de tudo, atualmente ainda não há evidência científica suficiente para identificar essa origem ou estabelecer a via de transmissão de origem animal ao humano. Contudo, está certificado sim que o COVID-19 está relacionado com outro encontrado em morcegos-de-ferradura e por este motivo há alguma possibilidade de que a transmissão ao humano tenha implicado um hóspede intermediário.

O que deveria saber sobre o COVID-19 e os animais de companhia? 

Até o dia de hoje não temos nenhuma referência de que os animais de companhia possam transmitir a doença.

Possivelmente já viste a notícia de que em Hong Kong um cão foi isolado depois de estar em contato com os seus donos, afetados pelo vírus, mas este animal não tem apresentado nenhum sintoma da doença. Segundo as últimas atualizações, sabemos que este animal está em quarentena, mas não é possível ter a certeza de que os testes para saber se tem o COVID-19 são positivos, pois poderiam estar contaminados pelo ambiente.

Realmente não há nenhuma evidência de que o coronavírus COVID-19 em cães tenham relação com a transmissão da doença aos humanos, nem de que estes animais adoeçam por este motivo.

O que devo fazer se o meu animal de estimação tiver tido contato direto com pessoas doentes pelo COVID-19? 

Em primeiro lugar, tens que saber que ainda não há vacinas para prevenir a infeção em pessoas. 

Como já falamos anteriormente, não deves ficar preocupado já que os nossos melhores amigos não adoecerão nem poderão transmitir a infeção. De todos os modos, o ideal é que as pessoas doentes diminuam o contato com os animais de companhia até ter mais informação sobre este vírus, já que em algumas ocasiões, animais e humanos podem ver-se afetados pelas mesmas doenças (zoonose). 

Quais são as medidas de higiene a seguir?

  • Lavar as mãos antes e depois de estar ou manipular animais, assim como quando preparas a sua comida ou tocas nos seus objetos.
  • Sempre que for possível, as pessoas que estão doentes pelo COVID-19 devem evitar o contato direto com os seus animais de estimação e deixar que outro membro da casa se ocupe deles.
  • Se não houver outra possibilidade, que estar em casa com os animais de estimação, o ideal é usar máscaras.
  • Não leves o teu cão a lugares onde há aglomerações de pessoas.
  • Evita o contato com cães de pessoas doentes.
  • Não beijes nem abraces o teu animal de estimação, mesmo que resulte irresistível.
  • É muito importante, no caso de que o animal tenha ficado em contato com uma pessoa doente, que antes de ir ao veterinário, avises, não ir à clínica diretamente.
  • Todas as pessoas diagnosticadas com o COVID-19 devem manter-se afastadas dos seus animais de estimação, para protegê-los.

Desde Tiendanimal aconselhamos-te que alimentes o teu animal de estimação com uma ração de qualidade para que o seu sistema imunológico se mantenha fortalecido:


Por outro lado, é recomendável suplementar com produtos deste tipo:


Então, o coronavírus pode afetar cães e gatos? 

Ainda há muitas dúvidas sobre este tema, mas de momento sabemos que os nossos animais de estimação não podem ser afetados por este vírus, nem tampouco transmiti-lo aos humanos. 

O que deves saber sim é que há outro tipo especial de coronavírus em cães, o CVC, muito contagioso e que ataca animais jovens com o sistema imunológico debilitado. Podes ler mais sobre este tipo de coronavírus neste artigo.

Sintomas do coronavírus canino 

Os cães que adoecem com o CVC (não confundir com o coronavírus COVID-19) apresentam os seguintes sintomas gerais do tipo digestivo, mas também podem apresentar patologias respiratórias:

  • Mau estar geral
  • Febre
  • Vómitos
  • Diarreia
  • Perda de peso

Com tudo o que temos falado sobre este vírus, esperamos ter esclarecido todas as tuas dúvidas. 

Recorda que na nossa página web Tiendanimal encontrarás todos os produtos necessários para cuidar do teu animal de estimação e zelar pela sua saúde cada dia. 

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Como controlar os impulsos do seu cão?

Como começar um aquário biótopo?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.