Como começar um aquário biótopo?

Os aquários biótopos são um tipo de aquário que simula o habitat natural de algumas espécies aquáticas. Isto é, que as plantas, peixes, invertebrados, química da água e decoração, entre outras coisas, são similares ao que podemos encontrar em um entorno natural específico.

O aquário biótopo pode adaptar-se de acordo às espécies que mantemos, desde que os parâmetros físico-químico sejam similares. Contudo, também é necessário verificar que sejam espécies compatíveis; por exemplo, se introduzimos o peacok bass (Cichla ocellaris) e tetras, mesmo que o seu habitat seja similar, na natureza os tetras são o alimento natural dos bass, por tanto não é a melhor combinação para começar.

Como começar um aquário biótopo?

A criação de um aquário biótopo não é tarefa fácil, por tanto as chaves para obter a sua estabilidade são a investigação e a planificação meticulosa. Não só devemos nos centrar em uma região geográfica, mas também em um ecossistema em particular da água (lagos, rios, arroios, etc.) dentro dessa região. Depois, identificar os peixes e plantas que se encontram de forma natural, os parâmetros físico-químicos da água e, finalmente, o tempo que pessoalmente podemos dedicar, já que existem biótopos que requerem mais dedicação que outros.

Se já contamos com um aquário comunitário normal, com plantas, peixes e invertebrados de todo o mundo, o primeiro que devemos fazer é uma lista de todos eles e investigar para determinar o seu lugar de origem e os parâmetros físico-químicos de cada espécie no seu habitat. A seguir, escolheremos os mais adequados para o nosso novo aquário biótopo.


No próximo artigo daremos um exemplo prático de um típico aquário comunitário. Mas enquanto isso, se consideras estes artigos um recurso útil, esperamos que possas considerar a compra de livros de biótopos em TiendaAnimal. Pessoalmente recomendo o livro El acuario natural de S. Yoshino e O. Kobayashi, que oferece uma lista de ecossistemas por continentes, um excelente recurso geral para a construção dos nossos primeiros aquários biótopos.

Queres saber mais sobre o aquário, a sua decoração e o cuidado dos peixes? Dá uma olhadela a todos os nossos artigos.

« Anterior

O coronavírus COVID-19 em cães e gatos. Pode ser transmitido para o ser humano?

Como alimentar um cão mais velho

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.