Como cuidar da higiene do meu galgo afegão? Como cuidar do pêlo do meu galgo afegão

,

O impressionante pêlo do galgo afegão é um dos detalhes mais característicos desta raça. Na realidade, é o que lhe vale um lugar de honra em concursos de beleza canina. Mas não se esqueça, mesmo que o seu animal de estimação não participe num desses concursos, a sua pelagem necessita de cuidados especiais. Só desta forma vai manter-se saudável e brilhante.

Como pentear bem um galgo afegão?

Sem dúvida, que se tiver um galgo afegão em casa, a escovagem diária deve tornar-se uma rotina imprescendível. Terá de ter muita paciência e dedicar pelo menos meia hora a pentear o seu animal de estimação.

Fique a saber que deve penteá-lo no sentido do crescimento do pêlo, tendo cuidado com os nós ou emaranhados. Assim, faça-o suavemente e evite raspar a pele com a escova, pois pode causar ferimentos.

Para escovar o pêlo do galgo afegão, recomenda-se usar uma escova macia com pontas arredondadas para desfazer os nós. Em alternativa, uma escova com espigões de aço fino ajudará a dar um maior volume ao pêlo e ajudá-lo-á a eliminar a sujidade acumulada. 

Conselhos para a hora do banho

O banho é outra das rotinas essenciais para manter o pêlo do galgo afegão brilhante e sedoso. Se o seu cão não se sujar muito, algo bastante comum no galgo afegão, uma vez que esta raça é caracterizada por ser muito limpa, pode dar-lhe banho uma vez por mês ou cada mês e meio. Assim também evitará secar a sua pele e danificar a pelagem.

Dar banho a um galgo afegão não é muito complicado, mas deve ter em conta alguns detalhes. Primeiro, certifique-se de molhar bem todo o seu pêlo, inserindo os dedos para alcançar a pele, de modo a que a água chegue a todos os lugares. Depois, ensaboe o seu corpo como se lhe estivesse a fazer uma massagem, mas preste atenção para que o sabão não lhe caia nos olhos e nos ouvidos. Se quiser obter um resultado melhor, use um champô para cães de pêlo comprido, que foram concebidos para este tipo de raça.

Por último, seque bem o pêlo do seu animal de estimação já que pode ficar húmido e é provável que se formem nós. Se houver sol forte, aproveite para escovar o galgo afegão ao ar livre até o pêlo secar. Outra opção é utilizar um secador a uma temperatura média para evitar que o pêlo fique ressequido.

Como cuidar do pêlo do galgo afegão?

  1. Proteger o seu pêlo de possíveis acidentes. Saiba que manter o pêlo do galgo afegão limpo nem sempre é fácil. Um truque é usar uma espécie de touca elástica para proteger os ouvidos enquanto come. Assim, evita que o pêlo acabe dentro do alimentador. Pode encontrar este acessório em qualquer loja epecializada ou até mesmo fazê-lo em casa com um pedaço de tecido e elástico.
  2. Inclua na dieta do seu animal de estimação alimentos ricos em ómega-3. Os alimentos com Ómega-3, como os preparados à base de peixe, ajudam a fortalecer a raiz do pêlo do seu animal de estimação e a dar-lhe uma aparência muito mais brilhante e sedosa. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais também é essencial para manter o seu pêlo saudável.
  3. Escolha o corte de pêlo mais apropriado. O pêlo do galgo afegão é longo por natureza, mas se não tiver tempo suficiente para cuidar dele, pode escolher um corte de pêlo curto ou médio que requeira menos atenção. Em caso de dúvida, em qualquer cabeleireiro canino especializado podem explicar-lhe as diferentes opções.

Na verdade, cuidar do pêlo do galgo afegão não é difícil, mas requer perseverança e dedicação. Será muito mais fácil se estabelecer uma rotina de cuidados diários, um momento que também pode aproveitar para se vincular com o seu animal de estimação, mimá-lo e relaxá-lo.

« Anterior

Doenças mais comuns do Westy. Como cuidar da saúde do West Highland White Terrier?

Como cuidar de um boxer cachorrinho?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.