Como cuidar de um boxer cachorrinho?

Por fora, corpulento, musculoso e forte. Por dentro, inteligente, fiel, carinhoso e sensível. Assim é o boxer, um cão enérgico e brincalhão com uma grande necessidade de companhia e exercício. Mas sabe como cuidar de um boxer cachorrinho para que cresça saudável e se torne num cão adulto equilibrado? Vamos ver!

Se adotar um cachorrinho boxer…

No entanto lembre-se que deve ter pelo menos 8 semanas de vida quando o adotar. Por isso é importante que até aos dois meses esteja com a mãe para evitar dificuldades de aprendizagem, medos ou comportamentos indesejados quando crescer.

Para recebê-lo, deve ter preparado para uma cama confortável e quente, assim sendo, deve colocar num lugar tranquilo onde possa descansar. Além disso, deve ter disponível o seu alimentador e bebedor, brinquedos e escovas. Assim como a sua comida, claro.

Em família, com exercício e sem calor ou frio

Se procura um amigo que está ao seu lado a maior parte do tempo ou quer um cão que se torne mais um membro da família, o boxer pode ser o companheiro perfeito. De fato, é um cão amável, carinhoso e muito apegado aos seus donos, com quem cria uma ligação inquebrável. Com efeito, algo semelhante acontece com as crianças, com as quais se torna especialmente protetor e paciente.

Com ou sem filhos, encaixa-se com diferentes tipos de família. O que é realmente importante é que o seu ambiente humano tenha um estilo de vida ativo que lhe garanta o exercício que necessita. É por isso que se adapta perfeitamente tanto numa casa de campo como num apartamento urbano sempre que possa correr, por isso, se vai viver na cidade precisará de passeios regulares.

Nem frio nem calor! O boxer é uma raça que não tolera o clima quente, por isso deve estar atento para evitar que sofra um golpe de calor, assim como não se dá bem com o calor, o seu pêlo curto também não o faz resistir ao frio, nesse sentido deve protegê-lo de baixas temperaturas.

Que cuidados necessita um boxer?

  • Comida. Consulte o seu veterinário para lhe indicar qual é a alimentação mais adequada em função da idade, sexo e grau de atividade.

  • Companhia. O seu carácter próximo e carinhoso faz com que exija uma companhia quase permanente. Por isso recomenda-se não deixá-lo sozinho mais de seis horas por dia.  
  • Passeios. Não só precisa de pelo menos três caminhadas por dia, como requer sessões de exercício físico com as quais pode desenvolver os músculos. Por isso utilize bolas, frisbees e brinquedos com os quais motive a sua atividade para que, além de se divertir, canalize o stress.
  • Higiene. Deverá dar-lhe banho de dois em dois meses e, dia a dia, limpar-lhe as babas e as remelas.
  • Pêlo. A sua pelagem é muito fácil de cuidar. Basta apenas uma escovagem diária com a qual pode remover a sujidade e pêlo morto com uma luva ou uma escova de borracha oval.

Além de acompanhá-lo a todo o momento para que não esteja sozinho, existem algumas orientações que deve seguir com o seu cachorrinho para garantir que cobre todas as suas necessidades:

  • Deixe-o dormir o máximo de horas que necessite, sem o perturbar. Quando está acordado, aproveite para estimulá-lo com carícias e brincar com ele.
  • Ensine-o a urinar num jornal para que se possa habituar facilmente a fazê-lo quando sai para passear.
  • Faça pequenos passeios em casa com uma coleira e uma correia para se familiarizar com elas.
  • Habitue-se a tocá-lo nas diferentes partes do corpo. Também a tomar banho, a viajar de carro e todas as situações que serão comuns no futuro.

Desfrutar de um cachorrinho boxer é uma experiência inesquecível repleta de jogos e ternura. Por isso viva intensamente cada momento. Será único, garantimos-lhe.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como cuidar da higiene do meu galgo afegão? Como cuidar do pêlo do meu galgo afegão

Como cuidar de um husky cachorrinho

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.