Como ensinar um bulldog inglês a sentar-se?

,

Que a sua aparência tranquila não o engane, educar um bulldog inglês é um grande desafio. No entanto, com o método adequado poderá ensinar-lhe a sentar-se e fazer com que aprenda outros truques que vão facilitar a convivência quotidiana com o seu bulldog inglês.

O que deve saber para educar um bulldog inglês?

O bulldog inglês é um cão tranquilo e familiar que gosta de casa. Assim, não é muito ativo e prefere manter um estilo de vida calmo. Às vezes prefere ficar a descansar no sofá do que ir passear, porque é um cão preguiçoso. Aprenda a respeitar as suas caraterísticas, já que devemos sempre ter em consideração a personalidade do cão.

Na verdade, o bulldog inglês não é um cão agressivo, mas pode mostrar o seu lado mais dominante, possessivo e protetor, especialmente se acredita que precisa defender a sua família, objetos e território. Portanto, a sua teimosia, aliada à falta de motivação, faz com que educar este cão seja uma tarefa complicada.

Chaves para ensinar o bulldog inglês

O bulldog inglês não é muito obediente, por isso se quer educá-lo deverá armar-se de paciência e perseverança. É provável que seja difícil para o seu animal de estimação entender uma ordem e cumpri-la à primeira, assim a chave para a educação consiste em repetir as ordens. 

Lembre-se que o seu bulldog inglês não se motiva com facilidade, pelo que terá de incentivá-lo a treinar. Deverá encontrar um equilíbrio para não pressionar muito, porque esta raça não responde bem ao treino canino tradicional. Ao contrário, reage muito bem a técnicas de treino positivo, como os jogos ou prémios. Com este tipo de incentivo, o seu animal de estimação aprenderá mais rápido e se divertirá muito mais.

Obviamente, quanto mais cedo começar a treinar o seu cão, mais fácil será atingir objetivos. Primeiro inicie com ordens simples como ensinar a fazer necessidades num sítio específico. Depois pode tentar truques mais complexos, como ensinar o bulldog inglês a sentar. Em qualquer circunstância, ensine sempre uma ordem de cada vez e evite passar para a próxima até o seu cão dominar bem a anterior.

Três técnicas eficazes para ensinar a sentar

1. Treino com guloseimas. As guloseimas para cães são um prémio essencial no treino com cães e não podem faltar se quiser ensinar o bulldog inglês a sentar. Assim, escolha uma guloseima que ele gosta, dê a cheirar com a mão fechada e, em seguida, coloque atrás de si enquanto diz com firmeza a ordem para ele sentar e com a outra mão pressiona as costas. Quando o bulldog se sentar, dê-lhe os doces. As guloseimas também podem ser usadas como prémio final no treino.

2. Treino com trela. A trela pode ajudá-lo a controlar o seu animal de estimação. Por isso terá um efeito positivo no seu treino. Uma vez colocada, observe-o e depois tente encurtar a distância entre si e o cão, mas sem machucar o bulldog. Então dê-lhe a ordem para se sentar, pressionando com a outra mão nas costas até que ele se baixe. Se quer obter um resultado melhor, combine esta técnica com um reforço positivo, como os doces.

3. Treino com clicker. Saiba que o clicker é um pequeno botão que emite um som quando pressionado. Este é um reforço de comportamento que pode usar para recompensar o bom comportamento do seu bulldog inglês. Por isso, serve para recompensar a sua atitude, seja quando obedece ao seu comando ou quando se senta voluntariamente. Para além disso, tem a vantagem de ser fácil de transportar e ser um bom substituto das guloseimas, evitando que o seu animal de estimação fique acima do peso desejado.

Na realidade, ensinar o bulldog inglês a sentar não será uma tarefa fácil, mas com paciência, afeto e perseverança pode alcançar este feito. Com efeito, aproveite as sessões de treino para se relacionar com seu animal de estimação. Acredite que o seu cão acabará por aprender mais truques do que imaginava.

« Anterior

Cuidados e saúde do carlino: Que doenças são frequentes nesta raça?

Como educar um cocker? Conselhos para o seu treino

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.